quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Por um Sahara Ocidental sem muros e sem minas!

TOGETHER TO REMOVE THE WALL
CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA O MURO DA OCUPAÇÃO MARROQUINA 
NO SAHARA OCIDENTAL






2720 Km de extensão, 7 milhões de minas e explosivos bélicos

O muro não só divide um país e separa um povo — o que já de si é uma enorme crueldade — como constitui um perigo latente para populações, gado e fauna. Tem 2720 Km de extensão e no seu perímetro jazem latentes entre 5 e 7 milhões de minas e explosivos bélicos. As vítimas que causou, na sua grande maioria civis, contam-se por milhares.



Como foi sendo construído

O muro é, de facto, um conjunto de muros de areia e pedra entre dois e três metros de altura, que se estende ao longo de pontos topográficos elevados (como picos e montes) em todo o território saharaui. Está protegido por bunkers, valas, trincheiras, cercas de arame farpado, minas e sistemas eletrónicos de deteção. Tem 2720 km de comprimento e está defendido por mais de 160.000 soldados marroquinos.















A cada 5 quilómetros do muro há uma base militar com cerca de 100 soldados. Quatro quilómetros por detrás de cada ponto de observação há um posto ocupado por uma força móvel de intervenção rápida (com veículos blindados, tanques, etc.). Distintos grupos de radares fixos e móveis, com um alcance de entre 60 a 80 quilómetros, estão colocados ao longo do muro. Segundo algumas fontes, Marrocos gasta diariamente 2 milhões de dólares para manter o muro.




A construção foi levada a cabo progressivamente em 6 fases, cada uma das quais ampliava o território ocupado pelo exército marroquino. Entre agosto de 1980 e abril de 1987 foram construídos seis muros de diferentes longitudes. Com a construção do 6º muro, estabeleceu-se uma longa linha de fortificações que, em toda a sua extensão, tem aproximadamente 2720 quilómetros e se prolonga desde o sul de Marrocos atá ao extremo sudoeste do Sahara Ocidental. É considerado “o maior obstáculo militar operativo do mundo” segundo alguns analistas internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário