sábado, 1 de novembro de 2014

Isabel Lourenço, observadora portuguesa, detida e insultada por forças policiais marroquinas




A observadora portuguesa Isabel Lourenço, que se encontra em missão de observação na cidade ocupada de El Aaiun, foi detida na tarde de hoje, sábado, por unidades da polícia e da gendarmaria marroquina no distrito de La Playa. A observadora ia acompanhada pelo vice-presidente do CODAPSO (Comité para a Defesa do Direito à Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental), Hmad Hamad, e pelos ativistas Abdelaziz Abiay e Lehueidi Mahmud, da mesma organização.

Segundo Hmad Hamad referiu ao website “Poemario por un Sahara Libre”, o grupo foi retido pelo conhecido alto cargo da polícia conhecido como ‘Shtayou’, que insultou e ameaçou o grupo, e retirou o passaporte a Isabel Lourenço durante uma hora.

Hmad Hamad
Os quatro foram expulsos do distrito de La Playa para a Cidade de El Aaiun, tendo sido de novo retidos no trajeto por unidades da gendarmaria marroquina e a ser objeto de insultos, ameaças e provocações.

O grupo de defensores saharauis de direitos humanos e a observadora portuguesa denunciam o tratamento a que foram submetidos pelos agentes da administração de ocupação.


*Fonte: CODAPSO, 1 de novembro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário