domingo, 2 de novembro de 2014

Ramos-Horta chefia novo “Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas”




O SG da ONU, Ban ki-moon, nomeou José Ramos-Horta para a chefia do novo “Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas”


Comunicado do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon( ver em Inglês) :

O mundo está a mudar e as operações de paz da ONU também têm de mudar se quiserem continuar a ser uma ferramenta indispensável e eficaz na promoção da paz e segurança internacional.

É por esta razão que anuncio hoje a criação de um Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas. Nomeei o Sr. José Ramos-Horta de Timor-Leste para chefiar o painel, que irá reunir individualidades com uma vasta gama de experiência e conhecimento.

O Painel fará uma avaliação completa do estado das operações de paz da ONU em curso, e das necessidades futuras. Este painel vai ter em consideração os vastos problemas encarados pelas operações de paz, incluindo a natureza de conflitos, mandatos em mudança, bons ofícios e desafios da manutenção de paz, eficiência das delegações da ONU, planificação, parcerias, direitos humanos e protecção de civis, capacidades uniformizadas e desempenhos das operações de manutenção de paz.

A última grande análise externa das operações de paz foi realizado em 2000 e liderada pelo Sr. Lahkdar Brahuimi. Além disso, este será o primeiro painel que avaliará as operações de manutenção de paz e missões políticas especiais.

Quando nos aproximamos do 15º aniversário do Relatório Brahimi, temos que reconhecer que as operações de paz de hoje são cada vez mais chamadas a enfrentar conflitos desafiadores com uma grande complexidade política, muitas vezes com ambientes de segurança voláteis onde as operações são alvos diretos. Temos de fazer um balanço da evolução das expectativas e considerar como a Organização pode avançar com uma paz mais capaz, assistindo os países que se encontram em conflito e assegurar que as operações de construção de paz e missões especiais políticas continuam fortes e eficazes num contexto de mudança global.”

Lista de Membros

O painel
José Ramos-Horta (Timor-Leste)


(Presidente)
Prémio Nobel, jornalista e promotor da independência de Timor-Leste durante trinta anos, o Sr. Ramos-Horta ocupou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, Primeiro-Ministro e Presidente da República do recém-independente Timor-Leste.
Após deixar o cargo, foi nomeado Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).



Jean Arnault (França)

Recentemente, o Sr. Arnault foi professor na Sciences Po Paris focando-se na mediação e resolução de guerras civis. Anteriormente, trabalhou como Assessor Especial das Nações Unidas para o Grupo de Amigos de um Paquistão Democrático; Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Missão de Observação na Georgia (UNOMIG); Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Missão de Assistência no Afeganistão; Representante do Secretário-Geral no Burundi e Chefe da Delegação das Nações Unidas no Burundi (UNOB); Representante Especial do Secretário-Geral na Guatemala e Chefe da Delegação das Nações Unidas  para a Missão de Verificação na Guatemala (MINUGUA).


Abhijit Guha (Índia)

O Tenente-General Guha é actualmente membro do Departamento de Operações de Manutenção de Paz/Departamento do Painel de Implantação no Terreno de Especialistas em Tecnologia das Nações Unidas. Anteriormente, o General Guha serviu como o primeiro Director-Interino da Delegação para as Parcerias Estratégicas de Manutenção de Paz e, antes disso, como Assessor Militar Adjunto no Departamento de Operações de Manutenção de Paz. O General Guha é reformado do Exercito Indiano.

Ameerah Haq (Bangladesh)

A Sr.a. Haq é actualmente Sub-Secretária Geral de Implantação no Terreno das Nações Unidas. Anteriormente, a Sra.. Haq foi Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas da Missão integrada em Timor-Leste (UNMIT). Na missão das Nações Unidas no Sudão, foi a Representante Especial Adjunta do Secretário-Geral assim como Coordenadora Residente e Coordenadora Humanitária das Nações Unidas. No Afeganistão, também serviu como Representante Especial Adjunta do Secretário-Geral e Coordenadora Residente e Coordenadora Humanitária das Nações Unidas na Missão de Assistência no Afeganistão (UNAMA). Já ocupou altos cargos no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e ocupou o cargo de Coordenadora Residente das ONU na Malásia e Laos.  Já tem no total 39 anos de experiência nas Nações Unidas, 19 destes no terreno.

Andrew Hughes ( Australia)

Andrew Hughes serviu como Assessor da Polícia das Nações Unidas no Departamento de Operações de Manutenção de Paz entre 2007 e 2009. De seguida, leccionou no Centro de Prevenção de Crime TransNacional na Universidade de Wollongong, foi mentor de líderes das Nações Unidas e presidiu dois Conselhos de Inquérito de ataques fatais a sedes das Nações Unidas no Afeganistão, tendo também completado avaliações da UNDP sobre a Polícia Nacional da Líbia assim como a Polícia Nacional Afegã. Antes do seu serviço nas Nações Unidas, o Sr. Hughes serviu na Polícia Federal Australiana durante mais de trinta anos, chegando ao nível de Comissário Adjunto e Polícia-Chefe do Território da Capital Australiana. Foi responsável pelas operações internacionais da Polícia Federal Australiana, incluindo participações nas Missões das Nações Unidas em Timor-leste e Chipre chefiando também uma grande reforma na Força Especial das Fiji como Comissário da Policia. Chefiou a organização Chefes de Polícia das Ilhas Pacíficas e foi eleito para o comité executivo da Interpol. Em 2012, foi nomeado Inspector da Segurança dos Transportes Australianos.

Alexander Ilitchev (Russia)

Um diplomata de carreira, o sr. Ilitchev serviu nas Nações Unidas durante quinze anos, em cargos como Oficial Superior, na Divisão da Ásia e Pacifico, Líder de equipa para o Nordeste Asiático, e assessor principal para o Enviado Pessoal do Secretário-Geral na Península Coreana entre 2003 e 2005. Antes de se juntar ás Nações Unidas, foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros Russo (1974-1992) com designações em Nova Iorque (Representante Suplente da Rússia para o Conselho de Segurança e Conselheiro Político Sénior da Missão Permanente da Rússia nas Nações Undias); em Moscovo foi Assistente Pessoal do Ministro dos Negócios Estrangeiros Soviético e nos Estados Unidos para o Departamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Teve também deslocado em Washington e Síria.

Hilde F. Johnson (Noruega)

Hilde F. Johnson foi Representante Especial e Chefe de Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) e antes foi um elemento-chave nas negociações entre o Sudão e o SPLM/A liderando um Acordo Geral de Paz em 2005.  Anteriormente, foi também Directora Executiva Adjunta do Fundo das Nações Unidas (UNICEF), liderando as operações humanitárias da agência, de resposta a crises e programas de transição pós-crise. A Sra.. Johnson tem experiência relacionada com crises e pós crise na Etiópia e Somália, Sudão, Região dos Grandes Lagos, Afeganistão, Timor-Leste e Guatemala. Teve também duas vezes o cargo de Ministra e membro of Gabinete do Governo Norueguês de 1997 a 2005.  Foi também Deputada no Parlamento de 1993 a 2001.

Bruce Jones (Canadá)

Bruce Jones é Investigador Sénior e Director-Adjunto para o Programa de Política Externa no Instituto de Brookings e professor-consultor na Universidade de Stanford. É o ex-director do Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova Iorque. Esteve também no processo de paz do Coordenador Especial das Nações Unidas para o Médio Oriente  e na Missão das Nações Unidas no Kosovo (UNMIK). Teve também várias posições de assessoria no World Bank sobre países fragilizados, incluindo Assessor Sénior Externo para o Relatório da World Bank sobre o Conflito, Segurança e Desenvolvimento Mundial de 2011. Foi também Assessor Sénior de Kofi Annan na reforma das Nações Unidas e serviu como Director-Adjunto no Painel de Alto Nível sobre Ameaças, Desafios e Mudanças das Nações Unidas, assim como Líder Acadêmico para o Grupo de Trabalho Internacional sobre os Bens Públicos Mundiais.

Youssef Mahmoud (Tunisia)

O sr. Mamoud é actualmente Consultor Sénior do Instituto de Paz Internacional, contribuindo para os programas de operações de paz em África e no Médio Oriente actuando como ponto fulcral nas práticas e políticas de mediação. Antes de se reformar das Nações Unidas em Janeiro de 2011, foi Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Missão da República Central Africana e Chade (MINURCAT) e, antes disso, Representante Executivo do Secretário-Geral e Chefe de Missão de Paz Integrada da ONU na Delegação do Burundi (BINUB). Assumiu também a responsabilidade de Representante-Adjunto Especial para a Missão de Manutenção de paz que precedeu a BINUB. Desde que entrou nas Nações Unidas em 1981, o sr. Mahmoud já ocupou vários cargos seniores, incluindo o de Coordenador Residente das Nações Unidas no Guiana e como Director do Departamento de Relações Políticas. Assumou também cargos na Autoridade de Transição das Nações Unidas para o Cambodja e no Serviço de Gestão de Recursos Humanos na Sede da ONU em Nova Iorque. Antes de se juntar às Nações Unidas em 1981, o sr. Mahmoud foi Professor Assistente na Universidade de Tunis.

Ian Martin (Reino Unido)

Ian Martin foi o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Missão de Apoio na Líbia (UNSMIL). Antes disto, foi Assessor Especial para o Secretário-Geral na Planificação da Líbia Pós-Conflito, uma posição em que acompanhou o processo integrado de pré-avaliação, coordenando o sistema das Nações Unidas  com as autoridades de transição libanesas. Liderou também a Comissão de Inquérito sobre incidentes na Faixa de Gaza à sede de Missão das Nações Unidas; Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Nepal; Enviado Especial para Timor-Leste; Representante no Nepal do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos; e Representante-Adjunto Especial do Secretário-Geral da ONU na Missão na Etiópia e Eritreia.

Henrietta Joy Nyarko Mensa-Bonsu (Gana)

A Professora Mensa-Bonsu é a Directora do Centro Legon para os Assuntos Internacionais e Diplomacia (LECIAD) e Professora de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Gana. Já serviu como Representante-Adjunta do Secretário-Geral da ONU  para o Estado de Direito na Missão da ONU na Libéria (UNMIL). Antes disto, fez vários trabalhos e tarefas nacionais e internacionais para a Organização da Unidade Africana (OUA), União Africana e a Comunidade Económica para os Estados da África Ocidental (ECOWAS). Foi a representante do Gana no Comité de Peritos Intergovernamentais sobre a elaboração da Publicação Africana sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança Africana de 1991, e o Comité de Peritos da OUA no Caso Lockerbie. Foi também Membro do Painel Consultivo da International Bar Association na elaboração do Código de Conduta Profissional para a Advogado de Defesa que se apresenta perante o Tribunal Penal Internacional.

B. Lynn Pascoe (EUA)

O sr. Pascoe foi eleito pelo Secretário-Geral Ban Ki-Moon para o cargo de Sub-Secretário-Geral para os Assuntos Políticos entre 2007 e 2011. Antes do seu serviço para as Nações Unidas, o Sr. Pascoe foi o Embaixador dos EUA na República da Indonesia e da Malásia, Vice-Secretário Assistente do Gabinete de Estado para os Assuntos Europeus e da EuroAsia no Departamento de Estados dos EUA, assim como Negociador Especial dos EUA para os Conflitos Regionais na antiga União Soviética. Nos seus quarenta anos de carreira nos Serviços Estrangeiros dos EUA, o Sr. Pascoe ocupou também cargos com incidências nas pastas soviéticas e chinesas tendo sido destacado para Moscovo, Hong Kong , Bangkok, Kuala Lumpur e por duas vezes Beijing. Fala fluentemente Mandarim.

Floriano Peixoto Vieira Neto (Brasil)

O Tenente-General Floriano serviu como Comandante das Forças das Nações Unidas para a Missão de Estabilização no Haiti (MINUSTAH) entre 2009 e 2010. Ingressando no exército brasileiro em 1973, graduou-se como oficial de infantaria em 1976 e posteriormente ocupou uma série de altos cargos de comando e estado, incluindo o de Comandante da XII Brigada de Infantaria (Air Assault), Comandante da II Brigada de Divisão de Infantaria e chefe da V Sub-Direcção de Pessoal do Exército Brasileiro (Assuntos Internacionais). Em 2004, quando o Brasil enviou o seu primeiro contingente para o MINUSTAH, foi nomeado Director de Operações da Brigada como Coronel.


Wang Xuexian (China)

O Sr. Wang está neste momento no Conselho Executivo da Associação das Nações Unidas da China. Wang Xuexian tem já uma vasta carreira diplomática, incluindo como Embaixador para a África do Sul e, antes disso, como Representante Adjunto Permanente nas Nações Unidas. Durante a sua carreira, ocupou vários cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China e nas embaixadas ou consulados no Reino Unido, Malásia e EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário