domingo, 23 de novembro de 2014

O estranho silêncio da imprensa francesa



São muitas as vezes que a imprensa argelina denuncia o facto da imprensa francesa tecer sempre elogios ao Reino de Marrocos e criticas à Argélia.

O silêncio da imprensa gaulesa sobre os assuntos desvendados pelo hacker marroquino Chris Coleman constitui, uma vez mais, a prova de uma estranha cumplicidade e complacência para com as autoridades de Rabat.

Coleman provou a excelência dos responsáveis marroquinos em práticas de corrupção. Um dessas práticas mais utilizadas é a de convidar as pessoas visadas a visitar e a passarem uma estadia em Marrocos.

Uma vez no país, essa pessoa é convidada a envolver-se em qualquer tipo de perversão e práticas sexuais. Incluindo a pedofilia. Mas todas as ações da pessoa são fotografadas e filmadas. Em seguida, os serviços de segurança far-lhe-ão saber que têm provas contra ela. Assim, essa pessoa será obrigada a calar-se para sempre.

Jornalistas franceses foram pagos e incentivados a visitar Marrocos para umas férias, com a família e a solo. Entre eles, Vincent Hervouet apresentador do canal de televisão LCI. Seus contatos não eram diplomatas ou funcionários do ministério dos Negócios Estrangeiros, mas agentes da DGED marroquina. Ahmed Charai, no caso.

Os e-mails trocados entre os dois personagens foram plasmados no ecrã pelo hacker Coleman. Pagamentos de 6.000 e 38.000 €, férias pagas, tudo por conta do serviço de espionagem de Sua Majestade o Rei Mohamed VI.

No entanto, a imprensa francesa age como se nada tivesse acontecido. Será por que todo o corpo jornalístico foi arrastado por práticas de corrupção e chantagem marroquinos? No entanto, há uma investigação interna no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em Genebra. De lá, também, é o silêncio rádio, a falta de notícias!


Fonte: Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário