quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sahara Ocidental: Presidente do CNDH marroquino interpelado severamente no Parlamento Europeu




O presidente do Conseil National des Droits de l'Homme marocain (CNDH), foi hoje severamente interpelado pelos eurodeputados sobre a situação dos direitos humanos nos territórios saharauis ocupados por Marrocos , soube-se de fonte europeia em Bruxelas.

Intervindo perante os membros da subcomissão dos direitos do Homem no Parlamento Europeu, o presidente do CNDH, Driss El Yazami, foi "severamente" interpelado por eurodeputados sobre a "situação calamitosa" dos direitos humanos nos territórios saharauis ocupados.

Entre as diversas queixas recordadas pelos eurodeputados figuraram a "tragédia sangrenta" de Gdiem Izik em 2010, a morte do militante saharaui, Hassan al Wali, a tortura, o isolamento dos presos de opinião que não podem receber visitas, inclusive pelos deputados europeus, e os maus tratamentos que lhes são infligidos.

Sobre estes pontos, o representante marroquino tentou "em vão" estabelecer uma "distinção artificial" — rapidamente rejeitada pelos deputados —, entre os aspetos políticos e a abordagem dos direitos humanos em relação ao Sahara Ocidental.

Driss El Yazami, um ex-opositor que virou cão-de-caça do Mahkhen

O orador, forçado a reconhecer a força "desproporcional" em El Aaiún ocupada, recusou "obstinadamente" a responder sobre a hostilidade do governo marroquino à ampliação do mandato da MINURSO ao monitoramento dos direitos da homem, num isolamento que o levou a reconhecer que estes são territórios disputados "internacionalmente".

Alguns deputados disseram estar "indignados" quanto às "respostas tendenciosas" sobre a questão do Sahara Ocidental, questionando a utilidade dos serviços regionais da CNDH nos territórios ocupados, cuja missão verdadeira parece ser "seguir" e "remover" as atividades de apoiantes da independência.

 (APS)

Sem comentários:

Enviar um comentário