sábado, 20 de dezembro de 2014

Conselho Nacional de Direitos Humanos (Marrocos) : instrumento para enganar a ONU e as ONG internacionais




As Direções das Nações Unidas e as Organizações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Marrocos trabalham no duro para obstar à ampliação das prerrogativas da MINURSO à vigilância dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

Enquanto as ONG e os defensores dos direitos humanos saharauis são espancados todos os dias, mesmo que seja por participar em manifestações para pedir trabalho e a melhoria das condições sociais da população saharaui, as autoridades marroquinas apresentam a CNDH, que é uma criação plenamente sua, como alternativa credível nas conversações com as Nações Unidas.

Assim, três meses antes da publicação do relatório do Secretário-Geral da ONU e o debate do Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental, mais exatamente a 31 de janeiro de 2014, as diretrizes são enviadas ao CNDH propondo que envie convites para procedimentos especiais no ano de 2014.

Driss El Yazami - Presidente da CNDH

A nota revelada pelo hacker Chris Coleman demonstra que a CNDH não passa de um instrumento criado pelo governo marroquino para enganar os organismos e organizações não-governamentais internacionais sobre a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

Nesta nota, o MNE marroquino tenciona convidar:

- perito independente sobre a questão das obrigações em matéria de direitos humanos.

- repórter especial sobre execuções extrajudiciais, sumárias oi arbitrárias.

- repórter especial sobre a independência de juízes e advogados.


Sem comentários:

Enviar um comentário