terça-feira, 16 de dezembro de 2014

El Aaiún: fortes dispositivos policiais e de forças auxiliares marroquinas agridem com violência manifestantes saharauis



A coordenadora do movimento associativo dos direitos humanos saharaui nos territórios ocupados, convocou para segunda-feira, dia 15 de dezembro, uma manifestação na cidade de El Aaiún para protestar contra a ocupação marroquina e as violações dos direitos humanos que sofre a população saharaui.

Perseguição e brutal atuação policial marroquina 
contra mulheres saharauis no bairro de Matalaa

A centena de manifestantes que saiu para se concentrar na avenida principal da cidade viu-se assediada e perseguida nos diferentes bairros onde se concentrava um forte dispositivo de gendarmes, polícias e forças auxiliares da administração de ocupação marroquina. O bairro Matalaa, denominado pela população saharaui como bairro Soweto em homenagem à luta dos sul-africanos contra o apartheid, foi convertido em quartel militar onde as unidades policiais e as forças auxiliares marroquinas perseguiam os manifestantes nas distintas artérias da zona. Segundo ativistas de direitos humanos em El Aaiún, registaram-se vários feridos, de diferente gravidade, entre os manifestantes saharauis.




Observadores de direitos humanos saharauis informaram que vários camiões de bombeiros e dezenas de veículos dos diferentes serviços de segurança marroquinos patrulhavam as ruas do bairro Matalaa fechando o acesso dos manifestantes à avenida principal Samara onde estava prevista a manifestação pacífica.

Os manifestantes saharauis gritaram palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina e desfraldaram bandeiras saharauis de diferentes dimensiones com gritos como: “fora os ocupantes”, “sim à liberdade, à independência” e exigiram a libertação dos presos políticos saharauis nas prisões marroquinas.


Fonte. Defensores de DDHH Saharauis.
El Aaiún Sahara Ocidental/Zonas ocupadas
Foto Rede Maizerat

Redação EIC. POEMARIO SAHARA LIBRE

Sem comentários:

Enviar um comentário