domingo, 28 de dezembro de 2014

Fosfatos: mineral estratégico da humanidade




Os fosfatos do Sahara Ocidental representam uma riqueza estratégica para o povo saharaui mas também da humanidade. O fósforo é imprescindível para a produção dos fertilizantes utilizados na agricultura e dele não se conhecem substitutos.

O Sahara Ocidental possui, em Boucraa, as maiores jazidas de fosfatos a céu aberto a nível mundial. Os fosfatos são transportados até ao mar através de una cinta transportadora automatizada, considerada a maior do mundo na sua categoria. Este sistema de transporte foi em parte destruído e inoperacionalizado em múltiplas ocasiões pela Frente Polisario durante a guerra de libertação travada contra as Forças Armadas Reais marroquinas desde 1976. Esses ataques foram cessando gradualmente depois da mina ter sido rodeada no início dos anos 80 pelo muro militar marroquino, estando hoje sob controlo dos marroquinos.

Mina de Fos Bucraa (territorios ocupados do Sahara Ocidental)

Quem a explora: Office Cherifien des Phosphates (empresa marroquina mas na realidade propriedade do rei de Marrocos)

Reservas: 1.700 milhões de toneladas (de 62,5 %; 7.000 milhões de toneladas métricas)

Reservas mundiais: 67.000 milhões de toneladas métricas (USGS, Serviço Geológico dos EUA)

«O fósforo é, sem dúvida, o recurso mineral mais crítico do planeta» – explica Alicia Valero, investigadora do Centro de Investigación de Recursos y Consumos Energéticos (CIRCE), de Zaragoza-. «E o motivo é porque a agricultura depende quase inteiramente do fósforo como fertilizante e, sobretudo, porque não existe um substituto para o fósforo». Este caráter insubstituível explica por si só a importância estratégica da mina de Fos Bucraa; a determinante posição de força de Marrocos como primeiro exportador mundial de fosfatos (o primeiro produtor é a China mas, com bom critério, o país restringiu a exportação do mineral) e, em termos geopolíticos, a invasão do Sahara Ocidental em 1975.


Fonte: yorokobu.es

Sem comentários:

Enviar um comentário