segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Marrocos impede concentração pacífica das mães dos 15 jovens saharauis sequestrados




El Aaiún ocupada (SPS) - A polícia marroquina impediu na passada quinta-feira um grupo de cidadãos saharauis de se manifestarem pacificamente frente ao Tribunal de Apelações da cidade saharaui ocupada de El Aaiún para exigir ao Estado marroquino que revele o destino dos seus filhos sequestrados desde o dia 25 de dezembro del 2005.

A polícia evitou de forma brutal e selvática que as mulheres saharauis pudessem chegar ao Tribunal. As mães dos desaparecidos saharauis foram humilhadas e agredidas física e verbalmente e receberam maus-tratos.

Passaram-se nove anos depois do desaparecimento dos 15 jovens em circunstancias misteriosas. O Estado marroquino continua a recusar-se revelar as verdadeiras circunstâncias do ocorrido, ainda que tenha tentado pressionar as famílias a aceitar a sua versão dos factos de que se teriam afogado no mar ou que foram vítimas da imigração ilegal.


Os familiares do grupo dos 15 saharauis sequestrados e desaparecidos a 25 de dezembro de 2005 em El Aaiún acusam as autoridades marroquinas de sequestro dos seus filhos pela participação nas manifestações pacíficas que reivindicam o direito do povo saharaui à autodeterminação.

Sem comentários:

Enviar um comentário