quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Gérald Bloncourt — A Frente Polisario: A Guerra das Areias (1976-1978)




"Gérald BLONCOURT foi um dos primeiros jornalistas a cobrir a guerra travada pela Frente Polisario contra as tropas marroquinas no Sahara Ocidental.

"Em 1976, armado apenas com as suas câmaras fotográficas e a sua caneta, viveu durante um mês a sua primeira viagem com os combatentes e os grupos étnicos saharauis.



Escreveu poemas, dedicado a Nedjma, num caderno escolar, entre as dunas, as colunas de refugiados, entre os queimado pelos bombardeamentos de napalm e os confrontos militares, sob os olhos das crianças órfãs, entre os rostos graves das mulheres-soldados, na barriga quente da areia do Sahara.

Seu testemunho sobre esta suja "guerra esquecida" foi um dos que despertaram a consciencialização da opinião pública para este drama que se desenrolava a poucos quilómetros da consciência mundial... "

Publicado por BASTA! يكفي



                 
Gérald Bloncourt

Nasceu a 1926, no Haiti, um pintor e fotógrafo residente nos subúrbios de Paris desde finais dos anos 40. A sua vida, como poeta, pintor e fotógrafo, é um mosaico díspar de vivências, experiências e emoções. 

A sua curiosidade pelo acontecimento levou-o também a Portugal a cobrir a Revolução dos Cravos, em 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário