quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Marrocos : jornalista Ali Lemrabet de novo alvo do Makhzen




“Demainonline.com”, o Web-jornal do jornalista Ali Lemrabet está inacessível desde hoje de manhã. Um bloqueio que o jornalista marroquino denuncia na sua conta de facebook. […]

Proibido de publicar e de escrever durante oito anos, o jornalista Ali Lemrabet sofre o impacto de uma nova operação orquestrada pelo Makhzen. O seu diário demainonline.com está atualmente totalmente inacessível, quer aos seus leitores quer ao seu editor.

Demainonline tem conseguido resistir a três anos de múltiplos ataques — golpes regulares ou golpes baixos —, adotando um tom editorial muito livre, mas sempre profissional e documentado.

As autoridades e os serviços secretos marroquinos estão sob uma série sem precedentes de revelações de um autor anónimo no Twitter - um certo Chris Coleman – e estão tentando restabelecer o equilíbrio através da mobilização e dispêndio de recursos substanciais, inclusive financeiros, para fechar contas onde estão hospedados documentos vexatórios para o Makhzen.

Demainonline tem uma audiência média na ordem dos 20 000 visitantes por dia, com picos de audiência que chegam a atingir os 78 000 visitantes. O encerramento do website, caso se verifique e venha a ser confirmado, é um precedente perigoso para a liberdade de imprensa no Magrebe.


Sem comentários:

Enviar um comentário