segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sahara Ocidental: as minas terrestres continuam a fazer vítimas




Uma mina marroquina anticarro detonou perto do muro de ocupação marroquino quando passava um veículo 4×4 tipo Toyota que era ocupado por quatro pessoas.

Tanto a manada de camelos como o Toyota Hilux devem pertencer ao empresário mauritano Ould Beitat. Ao inteirarem-se do sucedido, as autoridades militares saharauis mobilizaram uma ambulância que transportou as vítimas para a III região militar Saharaui onde lhes foram prestados os primeiros socorros.

A explosão, segundo a Zouerate media, levou a que o veículo se partisse em dois, causando a morte a um dos ocupantes, enquanto que outro teve fraturas nas pernas. Felizmente os dois restantes saíram ilesos.

Já depois de receberem os primeiros socorros nas dependências do hospital militar Saharaui da III região, as vítimas foram evacuadas para a cidade mauritana de Zouerate.

Este trágico acidente ocorreu a cerca de 150 quilómetros a noroeste de Zouerate e a 50 quilómetros a oeste da localidade saharaui de Miyek.

A campanha internacional contra o muro de ocupação marroquino, lamenta estas vítimas, e exorta a que não sejam escamoteados nenhuns esforços na denúncia ante a opinião pública internacional destas atrocidades, chamando a atenção para este gigantesco dispositivo militar que continua desempenhar um papel decisivo na ocupação marroquina do Sahara Ocidental, matando, separando e aterrorizando civis de todos os povos da região.


Junta-te à campanha: www.removethewall.org

Sem comentários:

Enviar um comentário