domingo, 22 de março de 2015

Marrocos : segundo importador de armamento em África e primeiro cliente da França




Segundo o relatório sobre a venda de armas no mundo, publicado pelo «Stockholm international Peace Research Institute» (Sipri), Marrocos é o segundo maior importador de armas do continente africano (26%), atrás da Argélia (30% das importações) e à frente do Sudão (6%).

"Entre 2005-2009 e 2010-2014, as importações da Argélia aumentaram 3%. Enquanto isso, as importações do seu rival regional — Marrocos —, viram-se aumentadas por 11", refere o relatório.

Marrocos é igualmente o primeiro cliente da França: as suas aquisições representam 18% do total das exportações de armas francesas, à frente da China (14%) e dos Emirados Árabes Unidos (8%). Em janeiro de 2014, Marrocos recebeu uma fragata encomendada à França, a FREMM Mohamed VI, que é o maior vaso de guerra da marinha real marroquina e custou mais de 470 milhões de euros.

Os 10 maiores vendedores de armas

Os três grandes exportadores de armas no mundo são os EUA (31% das exportações), a Rússia (27%), e a China (5%). A estes três países seguem-se a Alemanha, a France, o Reino Unido, a Espanha, a Itália, a Ucrânia e Israel (entre 5% e 2%).

Fonte : HuffPost Maroc 

Sem comentários:

Enviar um comentário