quarta-feira, 11 de março de 2015

Zapatero viajará ao Sahara Ocidental para fórum organizado por Marrocos

 
Vem de longe a cumplicidade de Zapatero,
Felipe Gonzalez e os «barões» do PSOE
com a ocupação marroquina
do Sahara Ocidental  


A viagem do ex-presidente do governo espanhol Zapatero a um fórum propositadamente organizado na antiga colónia espanhola ocupada por Marrocos revolta a população saharaui, em particular os milhares de saharauis que vivem em Espanha. A iniciativa leva muitos saharauis no Estado espanhol e militantes da solidariedade com o Povo do Sahara Ocidental a apelarem ao boicote à votação no PSOE nos próximos atos eleitorais…

Rabat, 11 mar (EFE) – O ex-presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero participará no Fórum Crans Montana, que Marrocos organiza entre quinta-feira e sábado na cidade de Dakhla (antiga Villa Cisneros), no sul do Sahara Ocidental, disseram à EFE fontes próximas da organização do fórum.

A viagem de Zapatero foi confirmada também à EFE pelo seu escritório em Madrid, embora não tenham dado detalhes sobre a sua agenda.

O Fórum Crans Montana, criado n Suíça como um fórum de reflexão internacional ao estilo do de Davos, reunirá entre amanhã e el sábado em Dakhla para tratar este ano em sessão extraordinária da cooperação sul-sul e as possibilidades de desenvolvimento do continente africano.

Para o governo marroquino, a escolha de Dakhla para o fórum é altamente simbólica porque de alguma maneira reforça a sua tese da chamada "marroquinidade" do Sahara Ocidental, como repetem nestes dias os media marroquinos.

É a segunda vez em cinco meses que Zapatero é convidado por Marrocos para um fórum internacional: em novembro de 2014 viajou a Marraquexe para participar no II Fórum Mundial de Direitos Humanos, que Rabat aproveitou para propagar os seus alegados avanços na matéria e assim procurar responder às críticas de organizações internacional.

O ex-presidente viajou além disso a Marrocos em visitas privadas, como quando passou vários dias com a sua família e com a ex-ministra de Negócios Estrangeiros Trinidad Jiménez na época natalícia de 2011-2012 num luxuoso hotel de Tânger, onde foram recebidos pelo agora embaixador de Marrocos em Espanha, Fadel Benyaich.


Sem comentários:

Enviar um comentário