quinta-feira, 12 de março de 2015

Marrocos tentou comprar o silêncio da Nigéria no Conselho de Segurança



Marrocos propôs à Nigéria, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, para "suavizar" a sua posição e mostrar-se "flexível" e "complacente" no debate de abril sobre a questão do Sahara Ocidental no Conselho de Segurança, informa a web do jornal “Algeriepatriotique”.

"A combinação proposta pela parte marroquina consistia em oferecer ao atual presidente nigeriano um "apoio ativo "à sua candidatura nas próximas eleições presidenciais, previstas para fevereiro, e adiadas mais tarde para 28 de março, através de um trabalho de "lobbying" no seio da comunidade muçulmana do norte do país, através de alegados contactos na Zaouïa Tidjania, a troco de um "eclipsamento substancial" da Nigéria na questão do Sahara Ocidental ", acrescentou a mesma fonte.

Segundo o diário argelino, "depois de ter constatado que a Nigéria estava longe de aceitar a proposta de Rabat, o governo marroquino decidiu antecipar uma possível revelação do assunto por parte da Nigéria publicando a famosa declaração do gabinete real". [a noticia era que o Rei Mohamed VI se teria recusado a atender um telefonema do Presidente nigeriano, humilhando-o…] Daí o ruido montado pela imprensa do Makhzen sobre este assunto.

Cabe recordar que a Nigéria, juntamente com a Argélia e a África do Sul, jogam um importante papel na defesa do direito do povo saharaui à autodeterminação.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário