sábado, 2 de maio de 2015

12ª edição do Festival Internacional de Cinema FiSahara decorre nos campos de refugiados saharauis






A Wilaya de Dakhla, nos acampamentos de refugiados saharauis, em Tindouf — no extremo sudoeste da Argélia — acolhe entre 29 de abril e 3 de maio a 12ª edição do Festival Mundial de Cinema do Sahara Ocidental FiSahara, sob o lema “Justiça Universal”.



Assistem ao festival numerosas delegações estrangeiras de diversos continentes. Entre os presentes encontram-se muitos artistas, realizadores cinematográficos, defensores dos direitos humanos e amigos da causa saharaui, como os atores Viggo Mortensen e a sua mulher, a atriz espanhola Ariadna Gil, Oona Chaplin, a presidente da Associação Argentina “Madres de la Plaza de Mayo Línea Fundadora”, Nora de Cortiñas.

Viggo Mortensen e a sua mulher, a atriz espanhola Ariadna Gil


Durante o Festival são projetadas várias películas internacionais de realizadores estrangeiros, como “Timbuctu”, do mauritano Abderrahman Sissoko; “Lejos del hombre”, do norte-americano de origem dinamarquesa Viggo Mortensen e “Paradise Now”, do palestiniano Hany Abu Assad. Entre as películas de temática saharaui figuram “Coria y el Mar” e “Sukeina”.




A justiça universal, as vítimas de desaparecimento e outros crimes de lesa humanidade protagonizam este ano a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema FiSahara, declarou María Carrión, diretora executiva do festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário