sábado, 2 de maio de 2015

Oona Chaplin, neta de Charlie Chaplin e atriz da série Guerra dos Tronos, com os saharauis




Atriz, bailarina e dançarina — neta de Charlie Chaplin e bisneta do dramaturgo americano Eugene O'Neill —, uma das protagonistas da famosa série “Guerra dos Tronos”, está com os saharauis. Ela não os conhecia nem ao conflito até ser convidada para a 12.ª edição do FiSahara, o Festival internacional de Cinema do Sahara que decorre de 29 de abril a 3 de maio na wilaya de Dakha dos acampamentos de refugiados saharauis (170 km a sul da cidade argelina de Tindouf).

"Disse logo que sim para poder participar", declara ao « HuffPost Algérie». “Era também — explica — uma oportunidade de voltar a visitar a Argélia” que ela conhece desde a sua infância graças a uma sua tia. Esta defensora da energia solar está radiante. "Desde que vi por todo o acampamento painéis solares fiquei logo a amar este lugar".

As condições difíceis de vida e o calor não afastam o bom humor de Oona que se diz contente por poder estar presente no festival.

As suas primeiras impressões? Uma mistura de surpresa, de compaixão e de alegria: "Nunca imaginei que um povo pudesse viver num clima tão árido como este do deserto argelino... fiquei desolada" diz a jovem atriz de 28 anos."Falei com uma jovem de 14 anos e chorei quando ela me disse que os habitantes aceitam a sua situação, mas até quando?"

Sem comentários:

Enviar um comentário