domingo, 3 de maio de 2015

Fracasso das Nações Unidas no Sahara é clamoroso — afirma José Taboada




O presidente do CEAS- Sahara (Coordenadora Estatal de Associações Solidárias com o Sahara, de Espanha), José Taboada, declarou que “o fracasso das Nações Unidas no Sahara é clamoroso. Parece que há uma conivência por parte de alguns países do Conselho de Segurança com Marrocos que preparam as resoluções à margem da legalidade”.

“A paciência que estamos vendo na juventude e no povo saharaui em geral está-se a esgotar e pensamos que é necessário procurar uma solução porque pode ocorrer um problema grave de desestabilização da região na hora em que os saharauis se ergam para recuperar a sua terra com todas as armas que tenham ao seu alcance”, disse Taboada em entrevista concedida este sábado à SPS.

Segundo Taboada, “vemos que a gente está cansada, está perdendo a esperança nas Nações Unidas, porque vêm que, ano após ano, não procuram uma solução para o conflito. É necessário acabar com este impasse e dar a voz ao povo saharaui depois de 40 anos de exílio, de sofrimentos, de famílias separadas. É necessário encontrar uma solução urgente”.

Em relação à intromissão de Paris no conflito do Sahara Ocidental, Taboada pensa que a “França impõe a política  europeia sobre o Sahara” e que “já é hora de Espanha ter uma política independente”.

“O Estado espanhol está perdendo uma oportunidade histórica de ter uma relação com um país próximo das suas fronteiras com África, que seja a plataforma de difusão da cultura hispana em África. Os nossos interesses como Estados não coincidem com os interesses franceses. Temos que o dizer claramente” afirmou o conhecido amigo da causa saharaui.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário