segunda-feira, 31 de agosto de 2015

“Adesão da Polisario às Convenções de Genebra reafirma a sua posição à escala internacional”




Argel, 29/08/15 (SPS) - O membro do Secretariado Nacional e coordenador saharaui com a MINURSO, M’Hamed Khadad, afirmou que a decisão do Conselho Federal Suíço de incorporar a Frente Polisario às Convenções de Genebra reafirma a posição da Polisario à escala internacional.

M’Hamed  Khadad afirmou – segundo declarações citadas pelo diário argelino El Jabar - que a decisão foi adoptada após um estudo jurídico profundo, destacando que a Frente Polisario se compromete a cumprir e respeitar as referidas convenções.

O diplomata saharaui afirmou que a Resolução 34/37 da Assembleia Geral da ONU (de 21 de novembro de 1979) continua a considerar Marrocos como potência ocupante do Sahara Ocidental.

Afirmou ainda que “Marrocos, sob nenhum conceito, tem direito a explorar as riquezas naturais saharauis, nem pode modificar os dados demográficos com que promove a colonização marroquina porque as Convenções de Genebra de 1949 o proíbem”.

O responsável saharaui afirmou que a Frente Polisario aguarda a decisão do Tribunal de Luxemburgo sobre o recurso apresentado contra Marrocos pela exploração e saque dos recursos naturais do território do Sahara Ocidental, acrescentando que se trata de um território não autónomo definido pela ONU e que está pendente de descolonização.


Sobre a visita prevista do enviado pessoal do SG da ONU ao Sahara Occidental, Christopher Ross, o diplomata saharaui assegurou ao diário argelino que a visita pretende dar um novo impulso às negociações para encontrar uma solução que permita a autodeterminação do povo saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário