terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pastor mauritano morre devido à explosão de mina no Sahara Ocidental




Segundo “Zouerat Media“, no dia 29 de agosto, Hamdi Ould Sid’Ahmed, pastor de origem mauritana, de 42 anos, morreu em consequência de graves ferimentos produzidos pela explosão de uma mina terrestre.

O acidente ocorreu quando o pastor se encontrava com o seu rebanho de camelos a escassos 200 metros do muro marroquino no Sahara Ocidental, a sudoeste da cidade de Tifariti, nos territórios libertados que se encontram sob controlo da Frente Polisario. Trata-se de uma zona de deserto pedregoso, no limite fronteiriço com a Mauritânia, com elevada concentração de minas e artefactos explosivos de guerra. Os nómadas –não raras vezes e sem o saberem – passam os limites da zona de segurança assinalada, que alerta para o alto perigo de restos bélicos, para atingirem os pastos próximos do poço de Oum Grim.

Segundo parece, Hamdi Ould Sid’Ahmed foi identificado por um companheiro de trabalho, que entregou a sua documentação às autoridades mauritanas. As congéneres saharauis, por seu lado, coordenaram-se de imediato com as suas homólogas mauritanas para o enterro do cidadão mauritano.
Neste ano de 2015, as minas terrestres, bombas de fragmentação e outros restos de explosivos de guerra abandonados de um e de outro lado do muro marroquino fizeram já 26 vítimas em todo o território do Sahara Ocidental, com um balanço de 9 mortes e 17 feridos de diferente gravidade, para além de dezenas de animais dos rebanhos dos pastores nómadas.



Fonte: Dales Voz a las Víctimas / Zouerate Media (original em árabe)

Sem comentários:

Enviar um comentário