segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Christopher Ross visita de novo Rabat



 O enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, encontra-se de novo em Rabat no âmbito de um novo périplo para encontrar uma saída para a situação de bloqueio em que se encontra o conflito do Sahara Ocidental.

Segundo confirmaram à EFE fontes diplomáticas marroquinas, Ross é esperado no Ministério de Negócios Estrangeiros, onde se reunirá com o titular da diplomacia, Salahedín Mezuar, numa visita rodeada de secretismo, como o foram todas as suas últimas viagens.

A imprensa marroquina adiantou que Ross poderia debaixo do braço uma proposta de “federação” ou “confederação” entre o Sahara e Marrocos, iniciativa que não satisfará nem Marrocos, partidário de uma simples autonomia, nem a Frente Polisario, que defende por todos os meios o referendo de autodeterminação.

Esta visita de Ross efetua-se quando o Governo marroquino prepara uma grande comemoração do 40.º aniversário da Marcha Verde no próximo dia 6 de Novembro em El Aaiún, a capital do Sahara Ocidental.

Vários meios marroquinos adiantaram já que o rei Mohamed VI viajará a El Aaiún nesse dia, e hoje o diário “Al Massae” acrescenta que ele aproveitará essa viagem para “anunciar decisões sem precedentes”.

Entre elas, segundo o diário, estaria o anuncio do processo de regionalização no país, a criação de uma estação de autocarros que seria “a maior de África” e a inauguração de outros projetos no sector da saúde ou da alimentação.

Al Massae fala também de um grande evento desportivo com a participação de estrelas internacionais, chegando a citar Diego Armando Maradona ou o camaronês Roger Milla, algo que foi posto em duvida pelo selecionador nacional de futebol, Badou Zaki, contactado pela EFE.

Fonte: La Vanguardia / EFE


Sem comentários:

Enviar um comentário