segunda-feira, 9 de novembro de 2015

“No Sahara Ocidental só os colonos marroquinos melhoram a sua vida”




Brahim Dahane, presidente de uma das organizações independentistas saharauis mais numerosas, acredita que a população que aclamou Mohamed VI em El Aaiún não pertence à cidade. Entrevista ao EL PAIS

Brahim Dahane, de 49 anos, é o presidente de uma das organizações independentistas saharauis com maior número de membros, a Associação Saharaui de Vítimas de Violações Graves de Direitos Humanos (ASVDH). Dahane defende que tudo o que se viu este fim- de-semana em El Aaiún com a chegada do rei de Marrocos, Mohamed VI, para comemorar o 40º aniversário da Marcha Verde, constitui uma operação de imagem que pouco tem que ver com a realidade de El Aaiún, a capital do Sahara Ocidental (240.000 habitantes, segundo o Governo marroquino).

Surpreendeu-o o facto de dezenas de milhares de pessoas terem aclamado em El Aaiún o rei Mohamed VI?

Não me surpreendeu nada porque trouxeram de fora cerca de 140.000 pessoas. E trouxeram também muitos militares e polícias.


O que acha dos anúncios de investimentos económicos feitos pelo rei no seu discurso de 6 de novembro?

Não há nada novo. A promessa de construir uma linha férrea desde Marraquexe até aqui já a fez em tempos Hassan II, em 1980. Até hoje ainda não a vimos. São as mesmas mentiras. Mas é verdade que há uma política económica sistemática cujo objetivo é trazer cada vez mais colonos e modificar a situação demográfica de um território ocupado de forma ilegal.


Qual é a proporção que há em El Aaiún de população que vivia aqui antes de 1975 em relação à que chegou depois?

A proporção pode ser entre 30% a 40%. Mas há outra parte que está, infelizmente, refugiada na Argélia.


Acha que as condições de vida no Sahara Ocidental melhoraram nos últimos 40 anos?

R. Para os colonos marroquinos, sim. Porque toda a política está feita com ese objetivo. Melhoraram algumas infraestruturas para sacar daqui os nossos recursos e para trazer a sua gente. Para os saharauis, no entanto, não mudou nada. Nos postos chaves, nos órgãos de direção das escolas, hospitais… não há saharauis.


Durante a visita do rei nem vocês nem o Governo marroquino informaram que tenha havido algum distúrbio em El Aaiún. E a organização a que preside não referiu que tenha havido algum detido. Na sua opinião, a que se deve essa ausência de detenções?

Em duas semanas meterem em El Aaiún o dobro das pessoas que aqui vivem habitualmente. E 80% dessas pessoas são militares e polícias. Eu aterrei no mesmo dia que o rei no aeroporto de El Aaiún. No aeroporto, normalmente, há um ou dois aviões comerciais, mais alguns da ONU. Mas nesse dia havia uns 30. Tudo está controlado. A policía acompanha os manifestantes marroquinos que vão pelas ruas gritando “morte ao inimigo do rei”. E o inimigo somos os saharauis.


Mas porque acha que não tenha havido distúrbios, nem sequer manifestações de apoio à Frente Polisario? As ruas estão cheias de bandeiras de Marrocos e não bandeiras da Frente nem panfletos.

Panfletos há, isso asseguro-lhe. E também tiveram lugar pequenas manifestações nos bairros. Mas ao centro da cidade não se pode chegar. Nessa situação, ou declaras a guerra o procuras tratar o problema de uma forma mais pacífica. Nós não vamos declarar a guerra. Se fizermos alguma coisa fá-lo-emos segundo a nossa agenda e não a de Marrocos. Eles taparam todas as bandeiras que nós tínhamos pintadas em muitas fachadas. Mas isso não quer dizer que não existamos.


Mas o rei foi aclamado por muita gente nas ruas e boa parte dessa multidão era integrada por mulheres que vestiam melhfas, o vestido típico saharaui.

Sim, fizeram isso para ganhar a batalha da imagem. Compraram dezenas de milhares de melhfas.


Onde?

Aqui em El Aaiún e em Mauritânia. É uma questão de imagem, como o foi a Marcha Verde há 40 anos. As câmaras filmaram os 350.000 civis marroquinos, mas os militares de Marrocos já estavam entrando há várias semanas antes com a autorização do Governo espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário