sábado, 7 de novembro de 2015

Mohamed Abdelaziz: “a última declaração de Ban Ki Moon é como um “cartão vermelho” na cara do ocupante marroquino”




O Presidente da República Saharaui e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, Mohamed Abdelaziz, declarou que “a última declaração proferida na passada quarta-feira pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, relativa ao estatuto jurídico do Sahara Ocidental é como um “cartão vermelho” na cara do ocupante marroquino no momento em que o rei se preparava para realizar uma visita aos territórios ocupados”.

Abdelaziz afirmou que “esta declaração sem precedentes” reafirma as bases jurídico-históricas do conflito, que confirmam que o Sahara Ocidental não é território marroquino e que o seu estatuto final prossegue pendente de uma descolonização, a qual só poderá ser alcançada através do respeito do direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação e à independência.

Mohamed Abdelaziz destacou também que “a declaração desmente todas as mentiras e propaganda que promove a monarquia marroquina e enterra para sempre o chamado “projeto de autonomia”, proposta que contradiz a legalidade internacional e não fornece as bases para o reatamento das negociações, reafirmando que a declaração representa uma mensagem clara ao Reino de Marrocos, que não cessa de obstaculizar os esforços do Secretário-Geral da ONU e do seu Enviado Pessoal, Christopher Ross, com as suas mistificações e adiamentos”.

O líder saharaui afirmou que “a Frente POLISARIO renova a sua disposição de entrar em negociações serias e sem condições prévias com o objetivo de chegar a uma solução que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência, enfatizando que acolhe com satisfação a declaração do SG da ONU que considerou positiva.




O que disse Ban Ki-moon

O Secretário-Geral da ONU pediu apoio para as negociações que a organização internacional promove com o objetivo de solucionar o garantir a autodeterminação do povo saharaui.

“Peço a todas as partes envolvidas na região e à comunidade internacional apoio às iniciativas do meu Enviado Pessoal, Christopher Ross, que intensifica os seus esforços com vista a diálogo genuíno nos próximos meses”, refere em comunicado o SG da ONU.

Ban Ki-moon cita 40 anos de "sofrimento humano", o que faz com que a situação no noroeste de África seja cada vez mais "alarmante". O chefe da ONU destaca que para a população da região enfrentar seus desafios e alcançar todo o seu potencial, o conflito precisa acabar. Ban explica que "o estatuto definitivo do território é motivo de um processo de negociação conduzido" sob o seu auspício, como mandam resoluções do Conselho de Segurança.
O secretário-geral da ONU lamenta que propostas feitas em 2007 por Marrocos e pela Frente Polisário não tenham aberto caminho para negociações genuínas, como havia sido pedido várias vezes por Ban Ki-moon e pelo Conselho de Segurança.
O SG da ONU menciona a importância da boa-fé no processo para o alcance "de uma solução política aceitável por todas as partes, que traga autodeterminação ao povo do Sahara Ocidental".

Fonte: várias

Sem comentários:

Enviar um comentário