terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A sentença do Tribunal de Justiça Europeu confirma que Marrocos é uma força de ocupação ilegal



O ministro saharaui delegado para Europa, Mohamed Sidati, afirmou hoje que a sentença do Tribunal de Justiça Europeu que anulou o acordo agrícola e pesqueiro entre a União Europeia e Marrocos em relação ao Sahara Ocidental constitui uma afirmação da ilegal ocupação marroquina do território saharaui.

Mohamed Sidati afirmou que “a negociação de qualquer acordo comercial de produtos agrícolas deve ser com a Frente Polisario, o único representante legítimo do povo saharaui”.

“É a primeira vez que uma instituição judicial europeia anula o acordo bilateral entre a UE e Marrocos”, acrescentou.

Mohamed Sidati acrescentou que a sentença é uma vitória para o povo saharaui e a Frente Polisario e sérios reveses diplomáticos para Marrocos.

O dirigente saharaui destacou a importância da sentença, que fortalece a questão saharaui a nível da UE. Neste sentido, considerou que a decisão judicial “constitui uma mensagem à UE na hora de tratar a questão saharaui para contribuir de forma real para a solução política que preveja a autodeterminação do povo saharaui”.

Por último, apelou à UE a rever as suas posições no marco da legalidade internacional e proceder à aplicação da sentença.


Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário