sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Christopher Ross recebido em Rabat pelo ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino




O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, visitou ontem Rabat tendo sido recebido pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Salahedín Mezuar.

As fontes ouvidas pela agência espanhola EFE não revelaram nenhum detalhe sobre a visita de Ross nem das conversações havidas, facto que tem sido habitual nas últimas ocasiões, tudo se passando no meio de um total secretismo e sem que a imprensa seja convidada.

Vários meios marroquinos asseguraram recentemente que Marrocos pensava solicitar a Ross que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, retardasse a visita que tem programada à região afetada pelo conflito do Sahara, ou pelo, pelo menos, que adiasse a visita a Marrocos.
O Ministério marroquino não confirmou à EFE se este pedido fez parte das conversações com Ross.
A visita de Ban Ki-moon à região foi confirmada este Sábado pelo Governo argelino, a qual deverá ocorrer no próximo mês de Março, parecendo difícil que o SG da ONU aceda partir a sua visita em duas etapas.

Christopher Ross não visitava Marrocos desde que em Novembro último o MNE marroquino afirmou em entrevista à EFE que o seu Governo proibia-o de viajar ao território do Sahara que Rabat controla e que o seu trabalho de mediação devia realizar-se unicamente na capital marroquina.

Este foi mais um episódio na má relação entre Rabat e Christopher Ross, que se vem juntar à “retirada de confiança” que o Governo marroquino decretou à sua pessoa em Maio de 2012, tendo na altura Ban Ki-moon intervindo para apoiar a Ross, o que levou Rabat a retratar-se e a aceitar a sua continuidade.


Fonte: Diario Vasco / EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário