sexta-feira, 4 de março de 2016

Ban Ki-moon quer impulsionar uma solução para o conflito do Sahara




O secretário-geral das ONU, Ban Ki-moon, disse hoje m Nouakchott, primeira etapa da sua viagem pela região do Sahara Ocidental, que chega com a intenção de impulsionar negociações que ponham fim ao “muito velho ” conflito do Sahara, que data de 1975.

“Espero poder impulsionar as negociações e permitir aos refugiados regressar a suas casas no Sahara Ocidental o mais depressa possível”, disse Ban depois de reunir com o presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz.

Ban tem previsto visitar amanhã uma base da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental) e os campos de refugiados saharauis situados na região argelina de Tindouf, onde vivem mais de 100.000 pessoas sob a autoridade da Frente Polisario.

O secretário-geral da ONU chegou ontem a Nouakchott para uma visita de dois dias à Mauritânia, que têm grande vinculação política, social e cultural com os saharauis.

A Mauritânia foi subscritora com Marrocos e Madrid dos Acordos Tripartidos de 1975, pelos quais o território saharaui foi repartido em dois, ficando Nouakchott como administrador da província de Rio de Ouro (sul do Sahara).

Mas esta situação durou apenas três anos e em 1978 a Mauritânia retirou-se, deixando a sua parte a Marrocos e reconhecendo a República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

Agora, a postura de “neutralidade positiva” da Mauritânia ante o conflito é “entendida por todas as partes como um método construtivo de resolução do conflito”, referiu hoje Ban.

O SG da ONU também se referiu a outras questões, como a persistência na Mauritânia da escravatura, e elogiou a ação do Governo para “pôr fim definitivamente a práticas que não têm lugar em pleno século XXI”.

Fonte: Noticias de Gipuzkoa / EFE


Sem comentários:

Enviar um comentário