terça-feira, 1 de março de 2016

Cidadão saharaui assassinado pelo exército marroquino perto do muro atingido por dois tiros ao ir ver a sua manada de dromedários




Ontem conheceu-se a fatídica notícia de que o exército marroquino assassinou a tiros um beduíno saharaui. Hoje conhecem-se os horrendos detalhes.

Na tarde de 27 de Fevereiro, Ichmad Abbad Yuli, descansava na sua ‘jaima’ (tenda tradicional) nos territórios libertados quando o seu amigo Abu que guardava a sua manada foi ao seu encontro para o informar que 4 dromedários estavam feridos em virtude de disparos do exército marroquino. Abbad Yuli, abandonou a sua tenda, pegou na viatura a dirigiu-se para o lugar dos acontecimentos para ver que o que se tinha passado sem saber o fatal desenlace que ia ter.

Estacionou o seu carro a 2km do muro e foi ver os seus dromedários que se encontravam a pouco mais de 600m do muro separado por minas antipessoal, Ichmad aproximou-se para poder auxiliar os dromedários feridos, enquanto o seu amigo Abu esperava no carro, os marroquinos não lhe deram qualquer hipótese e recebeu dois tiros nas pernas, que o deixaram inerte no local. Foi atingido por militares do exército marroquino na zona conhecido como Ybeilat (Mijk).


 O seu ajudante, o pastor maliano Abu, ao ouvir os tiros e ver o ocorrido foi rapidamente em busca de ajuda urgente. Não sabia conduzir, pelo que andou durante 8 horas até localizar os locais e informá-los do ocorrido, assim como a 3º Região Militar saharaui, a mais próxima da zona do incidente. Iniciou-se então uma busca por parte dos militares saharauis e de outras pessoas, mas anoiteceu e encontrar uma pessoa em áreas remotas na escuridão, era um trabalho quase impossível.

No dia seguinte ao amanhecer, os militares saharauis foram os primeiros a encontrá-lo sem vida na zona de Zamur. Mais tarde um helicóptero com membros da MINURSO e soldados saharauis da 3ª Região Militar chegaram para levar o cadáver. A MINURSO fez a autópsia e determinou que Ichmad Abbad Yuli havia aguentado com vida toda a madrugada tendo falecido às primeiras horas da manhã devido às feridas que os disparos lhe haviam causado.

Hoje às 18:00 horas, a MINURSO entregou o seu cadáver à família para o poderem enterrar. O enterro começou esta tarde às 20:00 próximo de Mijk (Zonas libertadas) terminou pelas 23:00 horas (hora espanhola).

A MINURSO anunciou que levará a cabo uma investigação para esclarecer o assassinato.

Ichmad Abbad Yuli era uma grande pessoa que ajudava os mais necessitados, é o que dizem todos os que o conheciam. Foi um grande golpe para a familia que agora está chorando a sua injusta morte.

Por: Jalil Belkasem – publicado a 29-02-2016

Mijk (Territórios libertados) - 29/02/2016. - El Confidencial Saharaui. (EXCLUSIVO)

Sem comentários:

Enviar um comentário