sábado, 5 de março de 2016

Espanha: Dez parlamentos autonómicos debatem o conflito do Sahara




A vice-presidente do Parlamento da Galiza, Marta Rodríguez Arias, afirmou hoje, na inauguração da “XX Conferência dos Intergrupos parlamentares: Paz e Liberdade para o Povo Saharaui”, que se realiza no Parlamento Galego, que “todos compartilhamos o desejo de um futuro de paz e oportunidades” para o povo do Sahara Ocidental.

Rodríguez Arias defendeu “um futuro que possa e deva ocorrer com uma solução política liderada pela ONU, aceite pelas partes implicadas no conflito e que conduza à livre determinação” do povo saharaui.

A vice-presidente da Câmara legislativa galega advoga que Espanha deve aproveitar as tradicionais Relações de boa vizinhança com Marrocos para “contribuir que o conflito do Sahara Ocidental se solucione de maneira satisfatória”.

Marta Rodríguez Arias recordou também as duras condições de vida dos refugiados saharauis, que “continuam a precisar da nossa atenção e ajuda: a cooperação oficial, mas também a cooperação canalizada através das diferentes organizações não-governamentais”.



ASSISTENTES

A XX Conferência dos Intergrupos Parlamentares “Paz y Libertad para el Pueblo Saharaui” reuniu hoje na sede do Parlamento da Galiza representantes de dez parlamentos autonómicos espanhóis: Cortes de Castilla-La Mancha, Parlamento de Navarra, Parlamento Basco, Parlamento de Cantabria, Parlamento de Canárias, Cortes de Castilla y León, Cortes de Aragón, Cortes Valencianas, Asamblea de Madrid y Parlamento de Galicia.

No ato inaugural, além da vice-presidente do Parlamento galego, tomou também a palavra o coordenador dos Intergrupos e deputado do Parlamento Basco, Carmelo Barrio Baroja.

AJUDA HUMANITÁRIA

Na primeira sessão de trabalho da Conferência, o diretor-geral de Relaciones Exteriores e com a UE da Xunta, Jesús Gamallo, destacou que a realização do evento é o marco idóneo para pôr em relevo o compromisso do Governo galego com a população saharaui, um compromisso que se vem materializando desde há já onze anos através do envio continuado de ajuda humanitária para os acampamentos de refugiados saharauis, traduzida fundamentalmente em ajuda alimentar, envio de material médico e sanitário e financiamento de “comissões médicas” que trazem á Galiza o testemunho direto da realidade nos acampamentos através do pessoal médico enviado.

A  Cooperação Galega destinou nos últimos anos cerca de 912 mil euros para o financiamento de atividades nos acampamentos saharauis, fundamentalmente no âmbito da ajuda sanitária e da emergência alimentar, além do financiamento de projetos de energia renovável, disse Jesús Gamallo.

Jira Bulahi, representante Saharaui em Espanha


DELEGADO SAHARAUI NA GALIZA

Nesta primeira sessão de trabalho, participou também o delegado saharaui na Galiza, Habibulah Mohamed; e a representante das associações galegas de amigos e amigas do Povo Saharaui, Maite Isla Avión.

No encontro intervem também o presidente da  Federación Estatal de Instituciones Solidarias con el Sáhara, Carmelo Ramírez Marrero; o presidente da Associação Internacional de Juristas pelo Sahara O, Felipe Briones Vivas, e a delegada da RASD em Espanha, Jira Bulahi.

Fonte e fotos: Galicia 24 horas



Declaração: http://zip.net/bysZZx

Sem comentários:

Enviar um comentário