domingo, 6 de março de 2016

O SG da ONU na região libertada do Sahara Ocidental


Christopher Ross, Ban Ki-moon e Bukhari Ahmed, representante da Polisario junto das Nações Unidas

 O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou na tarde deste sábado à cidade libertada de Bir Lehlu onde foi recebido pelo representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas, Bukhari Ahmed, e o presidente da câmara da localidade de Bir Lehlu.

O SG da ONU foi recebido no interior de uma tenda tradicional saharaui (jaima), tendo após a receção se dirigido à sede da MINURSO na região onde se reuniu com os funcionários da missão e as organizações humanitárias que trabalham no campo da remoção de minas antipessoal no Sahara Ocidental.

Muitas famílias saharauis, aproveitando os bons pastos depois das chuvas torrenciais que atingiram a região, deslocaram-se para Bir Lehlu para se dedicarem à pastorícia como fonte de sustento depois dos cortes na ajuda humanitária, quer por razões políticas quer devido à crise mundial.

O SG da ONU concluiu neste sábado a sua visita aos Acampamentos de Refugiados Saharauis num périplo que o levou esta sexta-feira a visitar a Mauritânia como primeira etapa desta viagem e amanhã, domingo, prosseguirá com a sua visita à Argélia.

Ban Ki-moon, durante a visita aos Acampamentos de Refugiados Saharauis, expressou hoje o seu profundo pesar pela trágica situação dos refugiados saharauis.

Em declarações aos meios de comunicação, assegurou que a sua visita foi uma oportunidade para constatar de perto os sofrimentos dos refugiados saharauis, assinalando que “é uma das tragédias humanitárias mais esquecidas do nosso tempo e os acampamentos saharauis são os campos mais antigos do mundo”.

Ban Ki-moon expressou a sua profunda tristeza por “ver famílias saharauis cujos laços familiares foram destruídos por um longo período de tempo”, sublinhando o seu desejo de chamar a atenção do mundo para o sofrimento deste povo e do esquecimento a que é sujeito, qualificando esta situação como “inaceitável”.

“O que realmente me entristece é a ira que manifestaram muitas pessoas que passaram 40 anos vivendo em circunstâncias muito difíceis e sentem que o mundo se esqueceu deles e se esqueceu da sua causa”, afirmando que “as Nações Unidas vão a trabalhar para o reatamento do diálogo e dar apoio a cada refugiado”.

O responsável da ONU apelou aos países doadores a redobrar o seu apoio a este povo esquecido para lhe proporcionar condições básicas para a vida e melhorar a sua situação: “aqui vive-se uma situação humanitária muito crítica, onde há uma necessidade urgente de educação e de água potável, medicamentos, alimentação e fonte de sustento”, indica Ban Ki-moon.

Ban Ki-Moon apela a que seja encontrada uma solução que permita a autodeterminação do povo saharaui

O secretário-geral da ONU insistiu este sábado na necessidade de procurar uma solução que permita a autodeterminação do povo saharaui.

Em declarações à imprensa após o seu encontro com o presidente da República saharaui, o titular da ONU sublinhou que não tem havido nenhum progresso real na procura de uma solução justa e duradoura que permita a autodeterminação do povo saharaui.

Ban Ki-moon disse que o primeiro objetivo desta visita é avaliar e verificar pessoalmente a situação para lhe permitir fornecer uma contribuição pessoal para uma solução, expressando seu desejo de poder avançar o processo de paz da Organização das Nações Unidas.

O SG da ONU descreveu as suas conversações com o Chefe de Estado e secretário-geral da Frente Polisario como "positiva".

O chefe da ONU disse que a visita também se enquadra no âmbito da discussão e análise da situação de segurança na região, expressando preocupação com o aumento da atividade criminal, o fluxo de drogas na região e o possível aparecimento de terroristas e extremistas, apelando para a necessidade de abordar este problema de uma forma séria e abrangente.

Os saharauis defendem o relançamento das negociações antes do termo do mandato de Ban Ki-moon

O coordenador saharaui junto da MINURSO, M’Hamed Khaddad, afirmou esta sexta-feira que os saharauis esperam relançar as negociações para uma solução do conflito no Sahara Ocidental ocupado antes do termo do mandato de Ban Ki-moon à cabeça das Nações Unidas.

Numa conferência de imprensa após a reunião dos responsáveis saharauis com o secretário-geral da ONU, o coordenador saharaui junto da MINURSO disse que “o povo saharaui não pode esperar mais e deseja relançar as negociações com a parte marroquina antes que termine o mandato do Sr. Ban Ki-moon”.

O diplomata saharaui assegurou que a parte saharaui continua comprometida com o apoio aos esforços da ONU para resolver o conflito no Sahara Ocidental, com a esperança de que a visita do secretário-geral da ONU à região dê um novo impulso na direção a uma solução do conflito.


Sem comentários:

Enviar um comentário