quarta-feira, 23 de março de 2016

Presidente saharaui ordena aumento do nível de alerta militar "pelas provocações de Marrocos"




O presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e líder da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, ordenou esta segunda-feira o Estado-Maior a elevar o nível de alerta por causa da deterioração da situação "pelas provocações de Marrocos à ONU e à legalidade internacional".

Segundo a televisão saharaui, a medida inclui a mobilização nas suas regiões militares de todos os combatentes, que "deverão estar prontos para qualquer ordem ou eventualidade", além do estado de alerta para todos os cidadãos que habitem nas áreas arrebatadas a Marrocos.

Abdelaziz ordenou, também, o início de manobras militares em grande escala nas zonas libertadas e a realização de seminários de formação e atualização para todos os oficiais do exército da Frente Polisario.

A tensão disparou em torno do conflito no Sahara Ocidental após a reação de Marrocos à recente visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon aos campos de refugiados na Argélia e às zonas consideradas libertadas.

Após a visita, que teve lugar no início do mês, Marrocos organizou duas grandes manifestações contra a política da ONU e o próprio Ban.

Além disso, na semana passada expulsou das zonas ocupadas dezenas de membros da missão da ONU para o Sahara Ocidental (MINURSO), fundada em 1991 para vigiar o cessar-fogo entre Rabat e a Frente Polisario.

O mandato da missão deve ser renovado em Abril deste ano, e os saharauis pressionam para que se adote a ideia de que sejam ampliadas as suas responsabilidades à supervisão também do respeito pelos direitos humanos, algo a que se opõe Marrocos.

Os saharauis acusam também o reino magrebino de obstaculizar a convocatória de um referendo de autodeterminação, como propõe o plano que auspicia a ONU.

Fonte: EFE


Sem comentários:

Enviar um comentário