quarta-feira, 23 de março de 2016

Uma Comissão do Congresso americano fala de "ocupação do Sahara por Marrocos"




O portal marroquino yabiladi.com publica hoje um artigo que revela o nervosismo e o isolamento que caracteriza o estado das autoridades do Reino de Marrocos. 
Vale a pena lê-lo:

Tal como todos os anos, os apoiantes da Polisario nos EUA agitam-se com a aproximação do mês de Abril e a análise do dossier do Sahara a nível das Nações Unidas. Desta vez, a utilização do termo "ocupação" pela Comissão dos Direitos Humanos do Congresso americano, chama a atenção no preciso momento em que existem vivas tensões entre Marrocos e Ban Ki-moon.

A Comissão dos Direitos Humanos do Congresso americano examinarà dentro de horas a situação no Sahara Ocidental. Os organizadores da audição qualificam a presença marroquina no território de «ocupação». «Uma soberania que nem a Assembleia Geral das Nações Unidas nem qualquer outro organismo da ONU jamas reconheceu», afirmam em comunicado.

O objectivo da reunião é a de fazer luz sobre a situação dos direitos humanos no Sahara. Apoiando-se no relatório do Departamento de Estado, os organizadores sublinham no seu texto os entraves das autoridades marroquinas às «liberdades de expressão», às «manifestações» e à «criação de associações». Eles indicam igualmente numerosas expulsões por parte do reino de pessoas «observadores dos direitos do Homem ».

Vozes anti-Marrocos animam a reunião

O alargamento do mandato da Minurso à vigilência dos direritos humanos na região, estará também na agenda da reunião. Os participantes na audição de hoje deverão examiner, sublçinha a mesma fonte, se o Alto Comissariado para os Direitos Humanos, organismo da ONU, pode desempenhar um papel na observação deste tema. Uma proposta que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon havia já sugerido no seu relatório de 2014. Quando defendeu a instauração de um «mecanismo de vigilância dos direitos humanos apoiado, independente e imparcial » no Sahara.

Esta reunião no Congresso americano sobre o Sahara será animada por personalidades conhecidas por defenderem as teses da Polisario nos EUA e fora dele. É o caso de Kerry Kennedy, a presidente do Centro Robert Kennedy dos Direitos do Homem, Eric Goldstein, da Human Rights Watch, Erik Hagen, membro da ONG Western Sahara Resource Watch. Francesco Bastagli, anteigo representantes especial para o Sahara Ocidental de Setembro de 2005 a Fevereiro de 2007, será também ouvido. Ele ocupa atualmente as funções de chefe da Missão da União Europeia na fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia.

Fonte: Yabiladi.com – portal marroquino de notícias.


Sem comentários:

Enviar um comentário