sábado, 9 de julho de 2016

"A independência da Mauritânia continuará incompleta enquanto o Sahara Ocidental não for livre" - afirma dirigente mauritano




A Mauritânia teve uma forte representação no Congresso extraordinário da Frente POLISARIO. Os dois povos são muito próximos e partilham a mesma língua: o Hassania.

A presença da delegação oficial mauritana terá irritado particularmente as autoridades marroquinas, com quem as relações com o presidente Mohamed Ould Abdel Aziz estão, há muito, longe de serem boas e francas.

Embora não tendo reconhecido oficialmente a RASD, o presidente mauritano decidiu enviar uma delegação de alto nível liderada por Sidi Ould Zine, membro do secretariado político do partido “Union pour la republique”, no poder atualmente, e antigo ministro da Justiça.

Por sua vez o presidente do partido mauritano “Union des Forces de Progrès (UFP)”, Mohamed Ould Maouloud,  intervindo no Congresso Extraordinário que elegeu o novo líder saharaui, afirmou que «a independência da Mauritânia, continuará incompleta enquanto o povo saharaui não obtiver a sua liberdade e a sua independência».


Afirmando que a neutralidade da Mauritânia em relação ao dossier do Sahara destina-se a aportar o maior apoio a esta questão, o líder da UFP sublinhou que a inércia internacional, nomeadamente das Nações Unidas, colocam em risco a oportunidade de « luta pacífica» adotada  pela Polisario durante este período.

Sem comentários:

Enviar um comentário