terça-feira, 9 de agosto de 2016

Marrocos persiste na política de culturícidio saharaui nos territórios ocupados proibindo o levantamento de jaimas (tendas tradicionais)




Segundo informou hoje, terça-feira, 9 de agosto,  a Asoc. por la Protección y Difusión del Patrimonio Cultural Saharaui, APDPCS, a administração de ocupação marroquina na cidade de El Aaiún mobilizou na noite do passado sábado agentes da sua gendarmeria, forças auxiliares e polícias à paisana para desmontar várias jaimas (tendas tradicionais saharauis)  de verão que tinham sido montadas por cidadãos saharauis na praia de Fum Eluad.

A APDPCS denuncia a persistência marroquina na destruição do símbolo da cultura do povo saharaui - a jaima - que o regime de Mohamed VI centrou no seu ponto de mira após o levantamento do acampamento Gdeim Izik, em 2010, contra a ocupação marroquina. A APDPCS, recorda que o regime atenta uma vez mais, como já o fizera no passado dia 5, contra a cultura e a liberdade dos saharauis de montar e desfrutar das suas jaimas no deserto ou nas suas praias.


Os saharauis que se encontravam na Praia com as suas jaimas foram avisados de noite pelos agentes que tinham que abandonar as suas jaimas porque elas iam ser desmontadas e confiscadas. Segundo a mesma fonte, os agentes ameaçaram os saharauis que se não abandonassem o local eles usariam a força. Os saharauis agruparam-se num protesto na Praia mas foram surpreendidos pela brutal atuação dos agentes, que detiveram quatro cidadãos. Segundo a associação saharaui até à noite de segunda-feira desconhecia-se ainda o paradeiro dos detidos.  

Fonte: Asociación por la Protección y Difusión del Patrimonio Cultural Saharaui
El Aaiun/Territórios ocupados/ Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário