quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Tem início o Festival Internacional de Cinema nos acampamentos de refugiados saharauis




Acampamentos de refugiados - O governador da wilaya de Dakhla e o presidente saharaui inauguraram a XIII edição do FiSahara, o festival mais remoto e original do mundo, onde se vê cinema à luz das estrelas, se promovem debates ou atuações musiciais, é assim o FiSahara.  Cada edição – e esta já é a 13.ª – aborda uma temática e a deste ano tem por lema  "povos ocupados, memória e resistência".



O festival de cultura saharaui coincidiu esta ano com a celebração do Dia da Unidade Nacional Saharaui, 12 de Outubro. A edição deste ano será muito especial, a mais internacional jé que conta com a maior cobertura de meios de comunicação internacionais, e também será a mais internacionalista já que divulgará outras lutas, contando com a presença de representantes de outros povos que resistem a injustas ocupações apoiadas em grandes interesdes económicos.



Destaque para a presença da actriz espanhola Clara Lago (1) e para o concerto de encerramento do festival a cargo do grupo musical de indie rock espanhol, Vetusta Morla (2).
Dakhla- 12/10/16 - El Confidencial Saharaui.

(1)  Clara Lago tem 26 anos e é já uma conhecida e consagrada atriz espanhola de cinema, de telenovelas e de teatro. Ganhou o o Prémio Goya de Melhor Actriz Revelação, pela sua interpretação no filme #El Viaje de carol” e em 2012 o Festival Internacional de Cinema de Berlim atribuiu-lhe o prémio de “Jovem Promessa do Cinema Europeu”.

(2)  Banda de pop rock originária de Tres Cantos, Madrid, que canta em castelhano. Em fevereiro de 2008 publicaram o seu primeiro álbum “Un día en el mundo”, que desde logo foi recebido com uma grande aceitação, tanto por parte do público como pela crítica especializada.

Sem comentários:

Enviar um comentário