quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Termina na Etiópia a 28ª Cimeira da União Africana




Marrocos passa a integrar a UA após trinta anos de abandono da organização continental

A 28.ª Cimeira da União Africana (UA) terminou ontem terça-feira, em Adis Abeba, na sede da organização após mais de uma semana de trabalhos e tensas negociações sobre aspetos chave da instituição.

Os eventos mais relevantes do primeiro dia da reunião de chefes de Estado e de Governo da UA foi a eleição do ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, Moussa Faki Mahamat, como novo presidente da Comissão da UA, em substituição da sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma , do seu órgão executivo, e como vice-presidente o embaixador do Ghana, a reeleição do argelino Smail Chergui para o cargo de Comissário do Conselho para a Paz e a Segurança (CPS) da União Africana (UA), assim como a integração de Marrocos na organização continental após mais de três décadas de ausência.

Nesse dia foi também eleito o Presidente da Guiné, Alpha Condé, como presidente da organização durante um ano. Conde substitui o Presidente do Chad, Idriss Déby.

O Presidente da República Saharaui encabeçou à cimeira máxima da UA uma importante delegação nacional integrada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Uld Salek, o ministro Conselheiro da Presidência da República, Naama Jumai, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros encarregado dos Assuntos Africanos, Jalil Hamdi Mayara, a ministra dos Assuntos Sociais e Promoção da Mulher, Mahfuda Rahal, o governador da Wilaya de El Aaiún , Mohamed yeslem Beissat, a SG da União Nacional das Mulheres Saharauis , Fatma Mehdi, o embaixador em Addis Abeba, Lamine Baali, e os conselheiros da Presidência, Abdati Breika e Kerbach Molud.

A 28ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana realizou-se nos dias 30 e 31 de janeiro na capital etíope, Addis Abeba, sob o lema ‘Aproveitar o Dividendo Demográfico através do investimento na Juventude’.

A União Africana foi criada a 26 de maio de 2001, sendo herdeira da Organização da Unidade Africana; a organização foi porém inaugurada formalmente na cidade sul-africana de Durban, a 9 de julho de 2002, pelo seu primeiro presidente, Thabo Mbeki.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário