segunda-feira, 1 de maio de 2017

Mais de uma centena de vídeos mostram a violação sistemática dos direitos humanos por Marrocos no Sahara Ocidental


Após analisar mais de uma centena de vídeos gravados clandestinamente por jornalistas saharauis no Sahara Ocidental, uma equipa internacional de especialistas em verificação de vídeo encontrou um padrão de violações sistemáticas dos direitos humanos cometidas por Marrocos contra a população saharaui.



Estas violações incluem o uso de brutalidade policial e intervenções violentas contra saharauis que se manifestam pacificamente para exigir os seus direitos básicos: o acesso à educação, emprego, liberdade de expressão e de reunião e, acima de tudo, a autodeterminação, através da realização de um referendo há muito prometido para acabar com mais de 41 anos de ocupação marroquina do Sahara Ocidental.



Na véspera da votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para renovar o mandato da sua missão de paz no território, a equipa Watching Western Sahara publicou o seu primeiro relatório anual resumindo 12 meses de vídeos gravados e compartilhados por testemunhas oculares e ativistas de vídeo.



“Na ausência de meios de comunicação estrangeiros, monitoramento pela ONU e investigação de campo por organizações internacionais de direitos humanos, as imagens gravadas por jornalistas saharauis oferecem uma das poucas fontes dos movimentos sociais que se manifestam nas ruas do Sahara Ocidental e lançam luz sobre os ataques que ocorrem contra vozes dissidentes “, disse Madeleine Bair, editora da Watching humanos WITNESS organização, fundada pelo cantor Peter Gabriel, e é considerada uma das especialistas máximas na verificação de vídeos direitos humanos.



“Individualmente, os vídeos mostram cenas perturbadoras de protestos e repressão no contexto de um Estado policial. Coletivamente, contam a história de um movimento social persistente e sustentado ao longo do tempo e padrões de de abuso que Marrocos não quer o mundo deixar ver “, resume o relatório.



Durante o ano passado, a plataforma Watching Western Sahara, uma iniciativa do Festival Internacional de Cinema do Sahara (FiSahara) incubada pela organização baseada em Nova York WITNESS Media Lab, analisou, verificou e contextualizou mais de cem vídeos gravados por testemunhas e jornalistas cidadãos no Sahara Ocidental. Os vídeos oferecem uma janela para este território rico em recursos naturais, que também é conhecido como a última colónia de África.



“Por causa da falta de acompanhamento dos direitos humanos pela ONU no Sahara Ocidental, o apertado controlo de Marrocos sobre a imprensa, a proibição marroquina contra a presença de organizações internacionais de direitos humanos, e expulsão frequente de jornalistas e observadores internacionais do território por Marrocos, há pouca documentação para analisar em profundidade a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental sob ocupação marroquina “, diz o relatório.



“E esta falta pode ser um dos fatores que explicam a razão pela qual cada abril o Conselho de Segurança continua a rejeitar os apelos dos saharauis e ativistas internacionais para implementar o seu próprio sistema de monitorização dos direitos humanos.



“Longe da vista, longe do coração”, conclui.



Informação adicional:



Em 1975, Marrocos e Mauritânia invadiram o Sahara Ocidental, quando a Espanha, o poder colonial, se retirou. Mais de cem mil saharauis fugiram da invasão brutal e construíram campos no deserto argelino, enquanto muitos outros permaneceram nas suas terras a viver sob a ocupação até hoje. Depois de uma guerra de 16 anos entre Marrocos e a Frente Polisário, e a retirada da Mauritânia, em 1991, assinaram um cessar-fogo patrocinado pela Organização das Nações Unidas, sob a promessa de realização de um referendo. Este referendo ainda não foi realizado.

Fonte: Watching

Western Sahara – porunsaharalibre



Sem comentários:

Enviar um comentário