segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Presidente da República Saharaui e SG da F. Polisario denuncia a Guterres política repressiva marroquina nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental



Bir Lehlu (Territórios Libertados da RASD), 25 de setembro de 2017 (SPS) - O Presidente da República Saharaui, Brahim Gali, enviou este domingo uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em que denuncia a política repressiva a manifestações nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental.

A selvajaria e a brutalidade contra cidadãos saharauis são levadas a cabo por forças de ocupação marroquinas que não têm soberania sobre o território, cujo povo espera que as Nações Unidas cumpram com o seu compromisso para que possam exercer o seu direito à autodeterminação, escreve Gali a Guterres em referência à brutal intervenção policial marroquina nas zonas ocupadas.

“Tais cenas dolorosas e as graves violações dos direitos humanos tem lugar à vista das Nações Unidas, representadas pela sua Missão para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), no momento em que os manifestantes saharauis pacíficos exigem apenas a aplicação da legitimidade internacional”, refere o Presidente da República.

Ante tais atos o presidente saharaui exige uma ação urgente por parte das Nações Unidas, sublinhando a necessidade de um mecanismo de proteção e controlo dos direitos humanos no território.

“Esta nova escalada de repressão e as brutais intervenções contra manifestações em El Aaiún ocupada ou na bonita cidade de Bojador, reclamam a urgente necessidade da intervenção do organismo internacional para a aplicação dos requisitos do direito internacional e do direito internacional humanitário”.

O também secretário-geral da Frente Polisario pediu ao SG da ONU a libertação imediata dos presos políticos saharauis do Grupo de Gdeim Izik  e de todos os detidos políticos saharauis em cárceres marroquinos, o termo do saque dos recursos naturais saharauis e a abertura do território aos observadores internacionais e à imprensa.


Sem comentários:

Enviar um comentário