domingo, 20 de maio de 2018

Estudante saharaui assassinado em Agadir com o beneplácito das autoridades marroquinas



El Aaiún ocupada. (EquipaMedia) – Um estudante saharaui foi brutalmente assassinado, ontem de manhã, pelas 9h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Ibn Zohr, em Agadir, no sul de Marrocos.
Segundo as fontes do coletivo de informação saharaui Equipa Media naquela universidade , trata-se de Abderahim Badri, de 24 anos. Foi apunhalado por dezenas de pessoas com ganchos e facas.
O acontecimento ocorreu à entrada da faculdade. A vítima não recebeu cuidados médicos durante o tempo em que ali permaneceu, moribundo.
O Coletivo de Estudantes Saharauis acusa um grupo de estudantes berberes que foram estimulados pelas autoridades marroquinas para conter o ativismo estudantil. O grupo passeava-se desde a véspera de cabeça coberta e empunhando armas brancas bem visíveis pelo seu tamanho, entre 30 e 40 cms, sem que tenham sido interpelados pela polícia.
As mesmas fontes referem ter sido uma vingança contra Badri devido ao seu ativismo político. Sobretudo devido ao seu empenho na organização do último aniversário da fundação da Frente Polisario a 10 de maio último.
Badri era um dos estudantes mais ativos na defesa dos direitos dos estudantes saharauis e do direito à autodeterminação. Organizou atividades na Universidade por ocasião dos aniversários da RASD, atos de solidariedade com a intifada no Territórios e com os presos políticos saharauis).
Esses atos são resultado da pervrsidade e campanha semeada pelo Makhzen entre a população estudantil marroquina contra os saharauis. O próprio ministro marroquino da educação alimenta o ódio. Sem ir mais longe, ontem, num dos exames, um dos temas era "As milícias da Polisario e sua suposta relação com o Irão". Querem transmitir aos marroquinos a ideia de que o povo saharaui e os seus representantes são criminosos.
Os estudantes saharauis exigem à ONU a proteção do povo saharaui ante a selvática repressão marroquina.

Fonte: Equipa Mediático





Sem comentários:

Enviar um comentário