terça-feira, 27 de novembro de 2018

Hamada: filme sobre os refugiados saharauis premiado em Amsterdão e Gijón




Fonte: Periodistas en español / Por Jesús Cabaleiro Larrán - O documentário Hamada, do realizador Eloy Domínguez Serén (Pontevedra, 1985), foi premiado recentemente no Festival Internacional de Cinema de Gijón (FICX) e no Festival Internacional de Cinema Documental de Amsterdão.

Trata-se de uma co-produção da Suécia, onde vive o autor, Noruega e Alemanha, com uma duração de 88 minutos. O realizador galego deslocou-se ao campo saharaui de Bojador para ensinar cinema e decidiu fazer o filme, uma abordagem "íntima e emotiva" do Sahara.

O filme revela, com situações de humor e situações inesperadas, um retrato incomum de um grupo de amigos que vivem num campo de refugiados no meio do deserto consertando Mercedes e Land Rover, embora não ultrapassem o arame farpado e as paredes onde os querem reter e torná-los invisíveis.

Um campo minado e o segundo maior muro militar do mundo, construído pelo Marrocos, separa esses amigos de sua terra natal, da qual só ouviram falar nas histórias que seus pais lhes contaram. Assim, refletem-se as gerações a que Marrocos negou o país em 1975. Destaca-se o papel das mulheres que têm um papel predominante no dia a dia.

O filme estreou com um triunfo no International Documentary Film Festival, em Amsterdão. Na Espanha, foi visto pela primeira vez no 56º Festival Internacional de Cinema de Gijón (FICX), realizado de 16 a 24 de novembro de 2018, na seção 'Rellumes', onde ganhou o prémio de melhor filme espanhol lançado no festival e o melhor realizador de cinema espanhol.

Também está presente no quinto festival de documentários no Porto, de 24 de novembro a 2 de dezembro, onde foi visto, na seção internacional, no domingo 25 de novembro. O espectáculo, com 130 filmes, inclui o Teatro Rivoli, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, os cinemas Passos Manuel e Trindade, o Planetário - com projecções de filmes em que o espaço e as estrelas aparecem - e a Universidade Católica.

Mais tarde, Hamada será o filme que encerra o festival Novos Cinemas (Festival Internacional de Cinema de Pontevedra) que se realiza de 11 a 16 de dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário