quarta-feira, 30 de setembro de 2020

União de Jornalistas Valencianos entrega “Prémio de Liberdade de Expressão 2020” aos repórteres saharauis da Equipe Media


A Unió de Periodistas Valencians (UPV) apresentou a 28 de setembro de 2020, por ocasião do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, os seus dois Prémios Llibertat d'Expressió 2020, um dos quais foi atribuído aos repórteres saharauis da Equipe Media, enquanto o outro foi entregue ao ilustre fotojornalista do El País Albert García.

A atual situação de pandemia obrigou ao adiamento do evento, inicialmente previsto para o dia 4 de maio. A assembleia geral da UPV aprovou esses dois prémios em fevereiro passado.

O colectivo de jornalistas saharauis Equipe Media, criado em 2009, tem como objectivo quebrar o bloqueio de informação à ocupação marroquina do Sahara.

Equipe Média documenta a violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental (repressão de manifestações, intervenções policiais arbitrárias, prisões, busca em residências particulares, tortura, condenações, ataques físicos, confisco de materiais e assédio).

No ano passado a oeganização saharaui recebereu o Prémio Internacional Julio Anguita Parrado em Córdoba e o Prémio Solidariedade 2019 concedido pela ONG sueca Afrika Grupperna em Estocolmo.

Equipe Media colaborou com a reportagem 'Sahara Ocidental, um deserto de jornalismo', elaborada pela seção espanhola Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e apresentada em 2019, em junho, em Madrid, com a presença de um de seus fundadores, Ahmed Ettanji, e em novembro em Vitória, antes da Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui (Eucoco).

Atualmente, seis jornalistas saharauis do coletivo estão encarcerados a cumprir penas em prisões marroquinas: Abdellahi Lekhfaouni (prisão perpétua), Hassan Dah (25 anos), Mohamed Lamin Haddi (25 anos), El Bachir Khada (20 anos), Mohamed Banbari (6 anos) e Salah Labsir (quatro anos).

Recentemente foi noticiado que Banbari viu negada assistência médica na prisão a um tumor que tem no pescoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário