“A guerra está apenas começando, como consequência da agressão marroquina e o seu fracasso em El Guerguerat, e também como resultado da recusa de Marrocos em implementar o acordo assinado connosco sob os auspícios da ONU e da OUA”.
Declaração do ministro Mohamed Salem Ould Salek
O fim da guerra está agora ligado ao fim da ocupação ilegal de parte dos territórios ocupados da República Saharaui.
Ao agradecer aos países e organizações e a todos aqueles que manifestaram preocupação com a gravidade da situação, queremos fazer dois esclarecimentos:
1-El Guerguerat é uma brecha, uma violação causada pelo exército de ocupação marroquino em violação do acordo militar número nº 1.
Tal brecha foi feita num muro militar, pejado de milhões de minas e arame farpado e guardado por tropas de ocupação.
A violação não existia antes do cessar-fogo ser acordado. Não é uma via internacional ou regional. É uma passagem utilizada para pilhar os recursos naturais do povo saharaui e inundar a África com drogas. Esta é a verdade sobre a brecha em El Guerguerat para quem não tem informações específicas ”
2- Foi Marrocos que iniciou a guerra ao recusar-se a fechar essa passagem e ao anunciar publicamente que havia iniciado uma operação militar para abrir a via encerrada por manifestantes da sociedade civil saharaui.
Sem comentários:
Enviar um comentário