O secretário de Estado do Reino Unido para o Médio Oriente e Norte de África
O secretário de Estado do Reino Unido para o Médio Oriente e Norte de África, James Cleverley, reafirmou esta segunda-feira o total apoio do Reino Unido aos esforços das Nações Unidas por uma solução política e duradoura que permita o direito do povo saharaui à autodeterminação, conforme relata a SPS.
O anúncio veio em resposta, por escrito, a uma pergunta colocado pelo deputado reabalhista Alex Sobel.
Alex perguntou ao Foreign Office sobre as medidas tomadas pelo Reino Unido em relação à situação atual no Sahara Ocidental, a repressão marroquina nos territórios ocupados e a eclosão da luta armada no território.
Na resposta dada solo secretário de Estado Cleverley este garante que Londres apoia os esforços que visam alcançar uma solução política e duradoura para o conflito, uma solução que preveja a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Apelou a ambas as partes em conflito, a Frente Polisario e Marrocos, a regressarem ao acordo de cessar-fogo e ao Processo Político de 1991 liderado pelas Nações Unidas em relação ao conflito.
Cleverley afirma ainda que o seu país acompanha de perto a situação e todos os desenvolvimentos relacionados com o conflito no Sahara Ocidental, referindo que o seu país mantém conversações regulares com as duas partes e com a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).
Sem comentários:
Enviar um comentário