sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Aminatu Haidar pede ao Presidente Biden que reverta a proclamação de Trump sobre o Sahara Ocidental

 


Aminatou Haidar, Prémio Nobel da Paz Alternativo, pediu ao presidente Joe Biden que revogasse a proclamação do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o Sahara Ocidental, na qual este reconheceu a pretensa soberania de Marrocos sobre o território.

"A situação dos direitos humanos nos territórios ocupados se deteriorou após o anúncio de Trump, já que aumentou o número de prisões e perseguições, bem como o número de ativistas que foram atacados e assediados dentro de suas casas", afirma a ativista dos DDHH e presidente da Instância Saharaui Conra a Ocupação Marroquina (ISACOM, ao The New Yorker.

Neste sentido, a activista sarauí não ocultou a sua preocupação pela possibilidade de a proclamação de Trump encorajar o regime marroquino a aumentar ainda mais a sua repressão contra os saharauis.

O The New Yorker recolheu também as declarações do representante da Frente Polisário em Washington, Maulud Said, em que este reitera a esperança da parte saharaui de que a nova administração venha a revogar a proclamação de Trump.

"Uma pessoa com conhecimentos legais como o presidente Biden não pode ignorar o direito internacional, e estamos seguros de que não apoiará o acordo ilegal feito pelo ex-presidente, Trump", disse o diplomata saharaui ao The New Yorker.

Por último, Said enfatizou que a Frente Polisario acredita "que quanto mais cedo a decisão do presidente Trump for corrigida, mais cedo o direito internacional será fortalecido".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário