terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Apelo à solidariedade com os civis saharauis vítimas de perseguição e maus-tratos nos territórios do Sahara Ocidental ocupados por Marrocos


 

A Fundação Nushatta para os Meios de Comunicação Social e os Direitos Humanos é uma das muitas organizações defensoras da liberdade de expressão e dos direitos humanos que trabalha em condições muito difíceis no Sahara Ocidental sob ocupação marroquina.

Na sequência dos recentes acontecimentos em El Aiun, Smara, Dakha e em Bojador, onde a ativista Sultana Jaya e a sua irmã foram barbaramante agredidas assim como todos aqueles que as pretendem visitar em sua casa onde estão há dois meses objectivamente detidas, a ONG saharaui apela à solidariedade internacional e em particular às Nações Unidas e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha que têm a obrigação de velar pela integridade fisica das populações indefesas.

Mais do que as palavras, basta ver o filme que a fundação realizou para nos indignarmos. Que essa indignação se traduza numa onda de solidariedade efetiva com os saharauis, mulheres, homens, jovens, crianças e anciãos saharauis que há décadas sofrem corajosamente pela liberdade, a autodeterminação, pelo sonho de viverem na sua pátria livres de ocupação.

A Fundação

A Fundação Nushatta para os Meios de Comunicação Social e os Direitos Humanos é uma fundação sem fins lucrativos, não governamental e de direitos humanos, sediada no Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.

A Fundação tem trabalhado no campo do ativismo da mídia e da defesa dos direitos humanos desde sua criação em 20 de junho de 2013. Os membros da Fundação Nushatta são jovens saharauis entre 18 e 27 anos. Jovens que passaram por muitas experiências difíceis, tais como detenção ilegal, tortura, sequestro, assédio, e outras coisas às mãos das autoridades marroquinas.

Contacto:

Fundação Nushatta

nushatta.foundation@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário