terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Brahim Gali lamenta a inação da ONU e do Conselho de Segurança ante os abusos e represálias nas Zonas Ocupadas

 


Bir Lehlu (República Saharaui), 16 de fevereiro de 2021(SPS)-. Brahim Gali, secretário-geral da Frente POLISARIO e presidente da República Saharaui, lamentou esta terça-feira a inação da organização internacional e do Conselho de Segurança ante os graves acontecimentos de agressão contra cidadãos saharauis nas Zonas Ocupadas do Sahara Ocidental.

O dirigente saharaui em mensagens ao SG da ONU e à presidente do Conselho de Segurança da ONU, afirma que a Frente POLISARIO condena nos termos mais enérgicos, as práticas de intimidação e represália do aparelho de segurança marroquino contra cidadãos saharauis indefesos, e responsabiliza a ocupação marroquina pela escalada e represálias desencadeadas nas Zonas Ocupadas saharauis”.

"A guerra de agressão e represália perpetrada nestes dias pelas autoridades de ocupação marroquinas com todo o seu aparelho de segurança nas zonas ocupadas do Sahara soma-se ao historial de crimes de genocídio e assassinato que o estado de ocupação marroquino vem praticando contra a população civil sarauí desde o início da sua invasão e ocupação militar do território , a 31 de outubro de 1975”, afirma o chefe de Estado saharaui na sua mensagem.

Neste contexto, o Presidente da República lamenta "a inação do Secretário-Geral e do Conselho de Segurança e o seu vergonhoso silêncio perante este acto agressivo e bárbaro praticado nas cidades ocupadas do Sahara Ocidental, perante a ONU e a sua missão na região".

Ghali afirma que a ONU deveria assumir a sua "responsabilidade jurídica e moral para com o povo saharaui, nomeadamente os civis que vivem nas zonas sob ocupação ilegal marroquina, através da utilização de mecanismos de proteção internacional e do desenvolvimento de medidas práticas que garantam a sua segurança e protecção, incluindo o estabelecimento de um mecanismo independente e permanente das Nações Unidas para a proteção dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado”.



O SG da Frente POLISARIO destaca que "a intimidação e a tortura física e psicológica que sofrem hoje a família Sidi Brahim Jaya na cidade ocupada de Bojador, é apenas um exemplo da opressão, do abuso e das práticas quotidianas que sofrem os civis saharauis nas cidades saharauis ocupadas ".

Centenas de cidadãos saharauis e representantes das organizações da sociedade civil saharaui marcharam esta manhã em manifestação maciça nos acampamentos de refugiados em apoio e solidariedade com a ativista saharaui Saltana Jaya e para denunciar a grave escalada de repressões e agressões a ativistas saharauís nas cidades sob ocupação

Sem comentários:

Enviar um comentário