sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ISACOM condena a detenção arbitrária de civis saharauis nas Zonas Ocupadas

 


El-Aaiún (capital ocupada da República Saharaui) - 12 de fevereiro de 2022 (SPS) -. A Instância Saharaui Contra a Ocupação Marroquina condenou a detenção arbitrária de civis saharauis nas Zonas Ocupadas do Sahara Ocidental.

A organização saharaui, que é presidida por Aminatu Haidar, informou esta sexta-feira num comunicado que as forças de ocupação marroquinas tinham detido Gali Buha-la e Nafee Butasufra, ontem, 11 de Fevereiro. As casas das famílias dos dois militantes foram invadidas e os seus integrantes agredidos, espancados e a alguns foram confiscados os seus telemóveis.




A ONG saharaui, além de condenar esta detenção arbitrária e os bárbaros ataques a que foram submetidos os familiares dos detidos, considera que esta escalada de detenções lançada pela polícia de ocupação marroquina contra ativistas e cidadãos saharauis que exigem pacificamente o fim da ocupação marroquina e a independência do Sahara Ocidental, visa silenciar e reprimir as vozes contrárias à ocupação e a restringir a liberdade de expressão.

A Instância Saharaui Contra a Ocupação Marroquina (ISACOM) exige a libertação de todos os presos políticos saharauis que jazem nas prisões marroquinas e apela às organizações internacionais de direitos humanos para que intervenham a favor da defesa dos civis saharauis nas cidades ocupadas do Sahara Ocidental. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário