quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Multinacional alemã Continental anuncia retirada dos territórios ocupados do Sahara Ocidental

 

A empresa do grupo alemão Continental fornecia tudo
o que eram borrachas para o tapete rolante que liga a mina de BouCraa ao porto de El Aiún  

O contrato entre a subsidiária ContiTech da Continental e a OCP, empresa estatal de fosfato de Marrocos que explora ilegalmente as reservas de fosfato de Bou Craa no Sahara Ocidental ocupado, não foi renovado. Isto foi esclarecido pela Continental ao Western Sahara Resource Watch (WSRW) em correspondência enviada esta semana.

“Elogiamos a Continental por não continuar com os suprimentos para a mina no Sahara Ocidental. Marrocos não tem o direito de operar a mina de fosfato em terras ocupadas. Estes recursos pertencem ao povo saharaui oprimido ”, disse Sara Eyckmans do WSRW.

O contrato, que previa que a Contitech fornecesse peças de substituição às instalações de transporte da OCP, já tinha expirado em 30 de junho de 2020.

A Continental e a OCP estavam em diálogo há mais de um ano para renovar o contrato. A Continental comunicou à WSRW em janeiro de 2020 que as negociações estavam em andamento e que a questão do Saara Ocidental seria abordada nas negociações.

No entanto, em junho de 2020, o contrato expirou. "O contrato de fornecimento a que se refere ainda não foi prorrogado. Se um novo contrato será celebrado e, em caso afirmativo, qual seria o seu conteúdo, não pode ser dito no momento", afirmou o Conselho Executivo da Continental AG na Assembleia Geral Anual da empresa em 14 de julho de 2020, em resposta às perguntas do WSRW.

O anúncio da empresa alemã coincide com o início da guerra na região e surge à luz de uma grande condenação internacional à pilhagem dos recursos naturais do Sahara Ocidental.

A multinacional alemã é a segunda empresa em poucos meses a anunciar o fim dos seus serviços às operações da OCP no Sahara Ocidental. Em Outubro de 2020, a empresa sueca de equipamentos mineiros Epiroc anunciou que deixaria de fornecer equipamento de perfuração à controversa mina de fosfato Bucraa no Sahara Ocidental ocupado.

Fonte: WSRW/ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário