sábado, 6 de fevereiro de 2021

Outro jovem saharaui assassinado às mãos das forças de ocupação marroquinas

 

A mãe do jovem Mohammed Salem Fahim encontrado 22 dias após a sua morte,
em avançado estado de decomposição, na morgue
do hospital "El-Hassen Ben El-Mehdi" 

O Ministério dos Territórios Ocupados e e Comunidades da RASD exprimiu a sua mais veemente condenação pelo assassínio do cidadão saharaui Mohamed Salem Fahim, apelando à comunidade internacional para que intervenha urgentemente para proteger os saharauis da repressão e dos ataques sistemáticos das forças de segurança marroquinas.

O Ministério dos Territórios e Comunidades Ocupados alerta em comunicado sobre os ataques sistemáticos contra os saharauis nas zonas ocupadas e regiões do sul de Marrocos, expressando a sua condenação pela negligência médica que causou a morte do jovem saharaui Mohamed Salem.

As autoridades saharauis condenam a indiferença e a falta de decoro com que “o cadáver do jovem saharaui Mohamed Salem Fahim foi tratado pelas autoridades de ocupação marroquinas na capital ocupada de El-Ayoun, após a sua morte em circunstâncias misteriosas. O ministerio expressa ainda a sua absoluta solidariedade e apoio à família do jovem.

Na manhã desta sexta-feira, o corpo do jovem saharaui Muhammad Salem Fahim, um jovem desaparecido há mais de 20 dias em circunstâncias misteriosas, foi encontrado no hospital da cidade ocupada de El-Aaiún, segundo revelaram fontes dos direitos humanos saharauis a agência de notícias.

A família do jovem encontrou o corpo sem vida do filho em avançado estado de decomposição, no necrotério refrigerado defeituoso do hospital de Laayoune, prova da "negligência e total desprezo dos funcionários do 'hospital para com os civis saharauis” revelou a agência noticiosa saharaui (SPS), citando fontes ativas no domínio dos direitos humanos.

Segundo as mesmas fontes, o corpo de Mohammed Salem Fahim foi encontrado 22 dias após a sua morte, em avançado estado de decomposição na morgue do hospital "El-Hassen Ben El-Mehdi", acrescentando que a família do falecido denunciou às autoridades da ocupação marroquina o desaparecimento de seu filho desde 15 de janeiro.

No entanto, as autoridades marroquinas disseram desconhecer o paradeiro do jovem desaparecido, enquanto o seu corpo se encontrava no referido necrotério do hospital ".

A mãe do falecido exortou todos os saharauis a "darem o seu apoio à família para evitar que tal acto volte a acontecer contra outros saharauis".

Sem comentários:

Enviar um comentário