sábado, 27 de fevereiro de 2021

"Povo saharaui prosseguirá a sua luta até à independência" - afirma Brahim Ghali, Presidente da RASD e SG da Frente POLISARIO

 


Aousserd (campos de refugiados saharauis), 27 de Fevereiro de 2021 (SPS) - O Presidente da República Árabe Saharaui Democrátivca e SG da Frente POLISARIO, Brahim Ghali, reafirmou hoje, sábado, que o povo saharaui prosseguirá a sua luta para impor a justiça e libertar o território saharaui da ocupação marroquina.

"O povo saharaui prosseguirá a sua luta para impor a justiça e libertar o território saharaui da presença marroquina", declarou o Presidente da República no seu discurso em Aousserd (campos de refugiados) por ocasião da celebração do 45º aniversário da proclamação da RASD.

Na ocasião, Ghali sublinhou que o anúncio da proclamação da RASD "impediu os planos coloniais e fez fracassar todas as tentativas coloniais de eliminar a entidade saharaui".




Neste contexto, acrescentou que a proclamação da República Saharaui em 27 de Fevereiro de 1976 "é uma fonte de orgulho que preserva os direitos dos saharauis e encarna a sua esperança de viver com dignidade e plena soberania".

Ghali observou ainda que "o início da luta armada contra a presença colonial espanhola no Sahara Ocidental foi o prolongamento da resistência popular a longo prazo, cuja última manifestação foi a revolta de Zemla, em 1970, dirigida pelo saudoso Mohamed Sid Brahim Bassiri".


Foto ECS


Sublinhou que o acontecimento "é também ocasião para fazer uma pausa e prestar uma merecida homenagem aos mártires" da causa saharaui, "que se sacrificaram pelo bem desta Nação".

O Presidente Ghali reafirmou a consagração da unidade nacional como um passo importante para "contrariar os planos para destruir o projecto nacional saharaui".

O Presidente da República Saharaui e SG da Polisario declarou também no seu discurso que a República Saharaui, "criada num clima de agitação colonial vingativa", "continuou a reforçar-se no meio da guerra de libertação (1975-1991), conquistando a sua posição regional, continental e internacional e consagrando com persistência as suas instituições, órgãos e poderes executivo, legislativo e judicial, com referência à experiência única e distinta que o povo saharauí conduziu dentro dos limites do seu jovem Estado".


Foto ECS


Brahim Gali, no seu discurso, instou a nova Administração norte-americana a apoiar o direito do povo saharaui à autodeterminação.

A este respeito afirmou:

"Nesta ocasião, renovamos o nosso apelo à nova administração norte-americana, liderada pelo presidente Joe Biden, para contribuir para a aceleração de uma solução justa e democrática para o conflito saharaui-marroquino, implementando as resoluções da legalidade internacional e possibilitando que os saharauis desfrutem de seu direito inalienável à autodeterminação e à independência”.


"A ONU está chamada a aplicar os seus compromissos no que diz respeito à descolonização do Sahara Ocidental"


Neste contexto, Brahim Gali apelou à União Europeia para que não seguisse as posições da França e da Espanha que violam sistematicamente o direito internacional e o direito comunitário no que respeita ao Sahara Ocidental.

"Esperamos que a França participe, juntamente com os outros membros da União Europeia, na adopção de uma abordagem clara, baseada na consagração do direito internacional, do direito internacional humanitário e do direito comunitário no Sahara Ocidental, e no apoio a uma solução democrática que permita ao povo saharauí exercer o seu legítimo direito à autodeterminação e à independência", reiterou o dirigente saharauí.

Além disso, no plano internacional, Brahim Gali afirmou que "a ONU está chamada a aplicar os seus compromissos no que diz respeito à descolonização do Sahara Ocidental".

"Apelamos à ONU, à Cruz Vermelha Internacional e a todas as organizações de direitos humanos para que assumam a sua responsabilidade de proteger os civis saharauis numa zona de conflito armado, como resultado desta guerra injusta imposta pela ocupação militar ilegal marroquina de partes do território da RASD", concluiu o presidente da RASD.

O 27 de Fevereiro é o dia da proclamação da RASD. As celebrações do 45º aniversário da proclamação da República Saharaui tiveram início no sábado de manhã em Aousserd (campos de refugiados sarauís), na presença do Presidente da República e de numerosos representantes de partidos políticos, da sociedade civil e delegações de vários países. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário