domingo, 21 de fevereiro de 2021

Sultana Khaya inicia greve de fome depois de ter sido de novo agredida e lhe ter sido roubado o telemóvel

 



Bojador cidade ocupada - 21/02/2021 - ECS - Afinal a aparente descompressão do aparato repressivo marroquino sobre a militante Sultana Khaya na cidade ocupada de Bojador durou apenas escassas horas. O canal 5 da televisão em Espanha havia emitido uma reportagem em que a militante confrarternizava com outros saharauis que a vieram saudar no seu domicílio. Foi sol de pouca dura.

Hoje, domingo, forças de segurança da força de ocupação marroquina agrediram violentamente (de novo) a defensora dos direitos humanos saharaui, Sultana Khaya, na cidade ocupada de Bojador, durante um ataque ao seu domicílio familiar, que se encontra sitiado por vários organismos militares há mais de três meses.
O website do portal informativo saharaui ECS recebeu imagens vídeo que documentam o bárbaro ataque à militante Sultana Khaya frente à casa da sua família, podendo-se ver a forma como foi arrastada na via pública depois do seu teelmóvel lhe ter sido roubado pelo responsável da segurança das forças de marroquinas, Abdel Hakim Amer, o qual já fora autor das pedradas que massacraram o rosto da combatente saharaui.
Após o bárbaro ataque, o cerco da casa e a impossibilidade de a família receber visitas, a militante da Comissão Saharaui contra a Ocupação Marroquina (ISACOM), Sultana Khaya, decidiu iniciar uma greve de fome ilimitada para denunciar a sua contínua exposição a agressões físicas, o roubo de seu telefone e a imposição de prisão domiciliária de forma totalmente arbitrária e ilegal.
Segundo notícias divulgadas há momentos na net, parece que toda a família que com ela habita a residência decidiu também aderir à greve de fome ilimitada. Um acontecimento a acompanhar e com o qual se apela à maior solidariedade internacional.

Fonte: ECS/AAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário